• Matéria: História
  • Autor: ocris6915
  • Perguntado 3 anos atrás

a) qual a definicão de metrópole?
b) qual o papel de uma metrópole no mundo colonial?
c) qual a definição de colonia?
d) qual o papel de uma colonia no mundo colonial moderno??
e) qual continente foi colonia de exportação?
f) quais regioes do do mundo eram colonias de feitoria?
g) como o pacto colonial definiu a relação entre colonia e metrópole?

Respostas

respondido por: emillybraga660
1

Resposta:

a) Metrópole é uma cidade de grande desenvolvimento que gera dependência econômica, política e social em outras cidades do seu entorno, chamadas de região metropolitana.

b) As metrópoles asseguravam de forma exclusiva o abastecimento das colônias fornecendo produtos manufaturados e a mão-de-obra escrava sempre com preços elevados. Por outro lado garantiam a apropriação de toda a produção colonial, sempre a preços baixos revendendo-a por preços mais altos no mercado europeu.

c) A colônia é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie estão unidos fisicamente, formando uma unidade estrutural e funcional. Os indivíduos de uma colônia não podem ser separados, uma vez que essa separação pode desencadear a morte de toda a colônia.

d) Considerar o sistema mundo como moderno-colonial é deixar que o espaço fale, haja vista que é o espaço-mundo como um todo que se conforma e não o mundo visto como se fosse estágios distintos da Europa e, assim, um evolucionismo em que os lugares/as regiões do mundo são silenciados.

e) Esse sistema de colonização foi adotado em colônias da América do Sul, África e Ásia. 

f) feitorias no Oceano Índico como Goa e Malaca. Foi graças a essas feitorias que Portugal estabeleceu seus domínios comerciais nos oceanos Índico e Atlântico. Como afirmado anteriormente, no Brasil também houve feitorias implantadas pelos portugueses.

g) O Pacto Colonial (também conhecido como Exclusivo Metropolitano), como o próprio nome indica, era um acordo de exclusividade comercial, isto é, o que os colonos produziam no Brasil, como o açúcar (nos Engenhos Nordestinos), não poderia ser comercializado com outras nações, mas apenas com Portugal, que era a sua Metrópole. Sendo assim, as colônias portuguesas eram encaradas como uma extensão do império.

Perguntas similares