As visões do Novo Mundo [. ] devemos nos ater ao fato de que várias histórias sobre terras longínquas cercadas de maravilhas e criaturas terríveis circulavam entre os europeus mesmo antes da real descoberta de outros continentes. Entre outros documentos podemos salientar o "Livro das Maravilhas", obra escrita pelo navegador italiano Marco Pólo, em que relata a exuberância e riqueza de distantes civilizações do Oriente. Tendo forte traço medieval, esses relatos tinham base no pensamento religioso cristão ao alternarem relatos que faziam lembrar a busca do paraíso perdido ou a temível descoberta do inferno. [. ] Essa visão maniqueísta de origem medieval não foi simplesmente abandonada a partir do momento em que os navegantes europeus criaram técnicas de navegação seguras e desmentiram vários dos mitos sobre as terras distantes. Ao chegarem à América, por exemplo, alguns viajantes costumavam falar sobre os costumes "demoníacos" das populações nativas e da "riqueza infindável" encontrada naquele novo ambiente que os cercava. [. ] Com base nesse texto, o contato com o denominado "Novo Mundo" contribuiu para a
Respostas
O contato com o denominado "Novo Mundo" contribuiu para a construção de um imaginário mitológico na Europa. Alternativa A.
Imaginário europeu e colonização
O texto em estudo evidencia que os preconceitos e caracterizações incutidas aos povos nativos e relatados em documentos como os Quinhentistas não surgiram no momento do primeiro contato entre colonizadores e colonizados, assim como algumas correntes afirmam, mas que sim, já faziam parte do cotidiano europeu desde quando eles passaram a entender a existência de terras além da Europa.
Preconceitos residem nessa constatação, tendo sido motivadores para os embates diretos entre indígenas e europeus, já que o choque cultural era determinante para a fortificação de uma mentalidade de extinção dos povos encontrados em tais terras.
Seguem as alternativas da questão:
- a) construção de um imaginário mitológico na Europa;
- b) exploração cultural dos indígenas com fins econômicos;
- c) formação das identidades democráticas na Europa;
- d) proibição do culto de religiosidades cristãs nas sociedades coloniais.
Mais sobre o imaginário mitológico europeu: brainly.com.br/tarefa/53058348
#SPJ4