Respostas
O derretimento das calotas polares é uma consequência do aquecimento global e uma constatação dos efeitos negativos da ação humana sobre o planeta. Esse problema ambiental, assim como muitos outros, está diretamente associado o uso de combustíveis fósseis. Mesmo assim, a busca por petróleo continua ocorrendo de maneira ostensiva. A economia mundial ainda é dependente desse recurso mineral e isso motiva pesquisas para ampliação a exploração, na contra mão das pesquisas que buscam fontes alternativas de energia. O próximo alvo das petroleiras é o Ártico, onde o subsolo marinho contém uma imensa quantidade de petróleo e gás.
A ganância por dinheiro, poder e influência distorce os problemas ambientais a favor dos benefícios econômicos. O derretimento do gelo do Ártico facilitou o acesso à região e abriu novas rotas marítimas tornando financeiramente viável o investimento na exploração dos estimados 83 bilhões de barris de petróleo em condições climáticas tão severas. O derretimento do Ártico gerou uma disputa entre Rússia, Canadá, Noruega e Estados Unidos pelo direito de lucrar, independentemente dos riscos associados a desastres ambientais.
O ecossistema Ártico é muito sensível a qualquer tipo de poluente e um derramamento de petróleo provocaria sérios danos. A calota polar é fundamental para o equilíbrio da Terra e, além disso, os seres vivos dessa região não habitam outro local do planeta. Mesmo assim, há o interesse na extração de petróleo no Ártico.
Existem algumas técnicas para conter um vazamento de petróleo, mas nenhuma completamente eficiente, principalmente em condições tão extremas. No Ártico, onde a temperatura chega a -50°C e que por alguns meses do ano permanece em total escuridão, os métodos adotados hoje não são 100% eficientes. Ou seja, neste sentido, será necessário desenvolver tecnologias especificas adaptadas ao clima hostil da região. O desastre no Golfo do México, em 2010, foi uma comprovação das dificuldades em conter um vazamento de grandes proporções e revelou a necessidade de investimento em novas tecnologias para solucionar possíveis problemas decorrentes da extração.
Resposta:
A exploração de petróleo no Ártico
Explicação:
A exploração de petróleo e de outros recursos naturais na região do Ártico tem inspirado embates e controvérsias nas quais os estudiosos costumam ressaltar pontos positivos e negativos.
Entre os aspectos positivos, pode-se destacar:
- Aumento das reservas globais e dos estoques nacionais de petróleo e gás natural;
- Menor dependência do fornecimento russo de petróleo e gás por parte dos países europeus;
- Potencial contenção da inflação dos custos com energia gerada pela Guerra da Ucrânia;
Entre os pontos negativos, pode-se destacar:
- Postergar a transição energética para matrizes verdes e sustentáveis;
- Acirrar disputas geopolíticas entre os países detentores de zonas econômicas exclusivas circundadas pelo Oceano Ártico;
- Aumentar a poluição nas águas do Ártico provocada pelo derramamento de óleo oriundo das plataformas petrolíferas;
- Prejuízo aos ecossistemas nativos motivado pelo aumento da presença humana na região.
É importante salientar que, diferentemente do que ocorre com a Antártida, o Ártico não possui um tratado internacional que o proteja ou regule as atividade exercidas sobre seu território, forjando, assim, um cenário fecundo para o surgimento de tensões políticas e jurídicas a serem negociadas nos fóruns internacionais.
Saiba mais sobre as transformações recentes do Ártico: https://brainly.com.br/tarefa/21943986