• Matéria: ENEM
  • Autor: rosengels
  • Perguntado 3 anos atrás

A história da humanidade está repleta de “conversões”, fruto de uma consciência de seus erros, quer pelas consequências de seus atos, a leitura de um livro, o testemunho de uma pessoa ou uma alegada “revelação”.

COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

A respeito da conversão, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – A conversão é um ritual exclusivo do cristianismo, segundo a tradição cristã, através dessa ação o ser humano é capaz de encontrar a redenção.
PORQUE
II – A conversão teológica e salvífica pode ser identificada pela mudança de vida evidenciada no abandono juntamente com a transformação da natureza humana através do Espírito Santo.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A asserção I é verdadeira e a II é falsa

Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira

Alternativa 3:
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira

Alternativa 4:
A asserção I é falsa e II é verdadeira

Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas

Respostas

respondido por: emersonsandrade8
2

Resposta:

Alternativa 4:

A asserção I é falsa e II é verdadeira

Explicação:

Conforme texto da pagina 81 há varias conversões logo a asserção I é incorreta e sim a II realmente fala de uma conversão genuína

respondido por: hstarplus
1

A resposta correta é a Alternativa 4: - A asserção I é falsa e II é verdadeira, pois a conversão não é um ritual cristão, podendo ocorrer também em comunidades judaicas (e entre outras religiões); em simultâneo, a conversão teológica e salvífica, apresentada na sentença II, está vinculada ao Cristianismo e apresenta conceitos vinculados a essa categoria de conversão.

História da Conversão

Conversão trata-se da adoção de uma nova identidade religiosa - não apenas de uma religião para outra, mas também é possível de ocorrer entre diferentes denominações.

  • O cristianismo propaga a ideia de conversão como salvação, sendo esse movimento usado em movimentos políticos e econômicos, como as Grandes Navegações - onde existia a necessidade de converter os nativos.
  • Para o Islã, a conversão não é nada menos que um retorno - na doutrina do Islã, todos nascem muçulmanos, alguns se afastando e, eventualmente, revertendo.
  • No Judaísmo, apesar de existir conversão, ela não é encorajada como no Cristianismo. O processo de conversão passa por estudo e um tribunal rabínico.

A conversão ao Cristianismo já foi vista de modo negativo, especialmente nos seus primórdios. Hoje em dia é aceita socialmente e ainda é usada como um modo de subjugar outras religiões.

Para saber mais sobre Cristianismo: https://brainly.com.br/tarefa/20396823?referrer=searchResults

#SPJ2

Perguntas similares