• Matéria: História
  • Autor: laraandrade3494
  • Perguntado 3 anos atrás

AJUDAAAA POR FAVOR

No período colonial, indígenas lutavam por sua liberdade na justiça

 

[...] Até a abolição do cativeiro indígena em 1755, a escravização do braço nativo era considerada legal em parte pelas chamadas Guerras Justas, permitidas no caso de índios cometerem hostilidades contra missionários que entrassem no sertão com o propósito de pregar o evangelho, quando houvesse temor de que índios atacassem as terras portuguesas ou quando praticassem hostilidades contra os colonizadores. Em parte pelos resgates, que eram negociações, nas quais índios prisioneiros [...] eram trocados por mercadorias. O status de escravo dos indígenas seria consequência dessas guerras e desses resgates, com a transformação dos prisioneiros em cativos. [...]

 

Porém, mesmo após a abolição, as atividades econômicas da Amazônia portuguesa continuaram a ter como elemento básico a exploração da força de trabalho indígena, inclusive na forma da escravidão. Por esse motivo, uma certa quantidade de índias e índios entrou na justiça para provar a quebra da lei e garantirem sua liberdade. [...]


 

1) Com base nesse texto, os indígenas resistiram à escravidão no período Colonial através de

a) mudança de territórios e participação na política oficial.

b) rebeliões e medidas legais.

c) sincretismo religioso e social.

s) transformações do espaço habitado e de suas práticas econômicas.

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
0

Sobre o período colonial no que diz respeito a luta pela liberdade dos indígenas, que foi levada para justiça, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra:  

  • b) rebeliões e medidas legais.

Análise das Alternativas Sobre Período Colonial e Indígenas

a) Está INCORRETA, pois os indígenas não possuíam participação na política oficial. No período colonial a política oficial era restrita a um pequeno grupo de pessoas que pertenciam à elite colonial.

b) Está CORRETA, pois os indígenas resistiram á escravidão através de rebeliões e medidas legais, levando o que a igreja chamava de "Guerras Justas" que significava a legalidade de matar e escravizar indígenas em decorrência da resistência desses povos a negar a sua própria religião e aceitar o catolicismo.

c) Está INCORRETA, pois o sincretismo tanto religioso quanto social, está baseado na ideia da união desses elementos de um povo com o outro, sendo assim, podemos afirmar que não foi isso que caracterizou a resistência indígena.

d) Está INCORRETA, pois a luta pela liberdade indígena não foi baseada nas transformações de seus locais habitacionais e suas práticas econômicas.

Saiba mais sobre " Período Colonial e Resistência Indígena" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/611743

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares