Os conversores analógicos digitais (ADC) estão presentes em muitos tipos de sistemas embarcados e microcontroladores de uso industrial, tal como é o caso do PIC16F877A.
1- Este microcontrolador pode utilizar tensões de referências (VREF+ e VREF-) para a conversor ADC que sejam diferentes a tensão de alimentação;
2- Os pinos RA3/AN3/VREF+ e RA2/AN2/VREF- são pinos que podem ser utilizados para ler sinais analógicos;
3 - Os registradores ADRESH e ADRESL apresentam os resultados da configuração do conversor ADC, assim como sua habilitação, velocidade, etc.
4 - Uma rotina de conversão começa em indicar as tensões de referência; logo selecionar o canal por onde ingressa o sinal analógio; indicar a frequência de conversão AC; habilitar o módulo; habilitar as interrupções; e logo esperar os resultados da conversão.
Das opções acima, indique as alternativas incorretas:
A.
Somente a opção 1
B.
As opções 2 e 3
C.
A opção 1 e 4
D.
Somente a opção 3
E.
As opções 3 e 4
Respostas
Resposta:
D.
Somente a opção 3
Explicação:
No microcontrolador PIC16F877A é possível utilizar tensões de referências ( V REF+ e REF-V ) para a conversor ADC que sejam diferentes a tensão de alimentação. Da mesma forma, os pinos RA3/AN3/VREF+e RA2/AN2/VREF- são pinos que podem ser utilizados para ler sinais analógicos. Também podemos afirmar que a rotina de conversão ADC se inicia com indicar as tensões de referência; logo selecionar o canal por onde ingressa o sinal analógio; indicar a frequência de conversão AC; habilitar o módulo; habilitar as interrupções; e logo esperar os resultados da conversão. Finalmente, não é correto afirmar que os registradores ADRESH e ADRESL apresentam os resultados da configuração do conversor ADC, assim como sua habilitação, velocidade, etc. Pois estes registradores são dedicados a salvar o resultado de uma conversão ADC.
Dentre as proposições apresentadas sobre o microcontrolador PIC16F877 D) somente a opção 3 é incorreta.
Quais características do microcontrolador PIC16F877 são certas?
No microcontrolador PIC16F877 é possível utilizar os pinos VREF+ e VREF- para colocar tensões de referência diferentes à tensão de alimentação. Esses pinos também podem ser utilizados para ler os sinais analógicos, fazendo corretas as afirmativas 1 e 2.
As rotinas de conversão começam em indicar as tensões de referência, selecionar o canal por onde ingressa o sinal, indicar a frequência de conversão, habilitar o módulo e habilitar as interrupções, portanto, a afirmativa 4 é correta.
Os registradores ADRESH e ADRESL não apresentam os resultados da configuração do conversor ADC, eles armazenam o resultado da conversão. Os resultados da configuração são armazenados nos registros ADCON.
Saiba mais sobre o conversor analógico-digital em https://brainly.com.br/tarefa/24181272
#SPJ1