Identifique as principais atividades econômicas que levaram a ocupação do território brasileiro e suas respectivas áreas de ocorrência :
no século XVIII.
Respostas
Resposta:
Mineração
As bandeiras paulistas provocaram o descobrimento de jazidas de metais preciosos, com destaque para o ouro e o diamante. Tais descobertas contribuíram para um grande deslocamento populacional para essas áreas, formando aglomerados descontínuos em torno dos garimpos, principalmente o núcleo das Gerais, localizado entre o oeste de Goiás, sul do Mato Grosso e sul de Minas Gerais.
Nos séculos 17 e 18, houve várias expedições ao interior do Brasil em busca de minerais preciosos e minas importantes foram encontradas. Com a descoberta de minerais preciosos nas Minas Gerais, a capital do Brasil foi transferida para o Rio de janeiro, em 1763, um porto mais próximo da exploração das riquezas.
Pecuária e agricultura de subsistência:
No Sul, o povoamento se concentrou na porção ocidental com o ingresso de jesuítas, onde foi desenvolvida a pecuária e a agricultura de subsistência. As bandeiras que se sucederam na região destruíram esses núcleos, provocando a desestruturação do sistema, com a escravização dos índios e expulsão dos jesuítas. Porém, a pecuária se estabeleceu, configurando o papel de principal fornecedor de gado para mineiros e paulistas.
Busca por drogas do sertão:
A Amazônia teve um processo de ocupação mais lento em função das condições naturais e pela presença de tribos indígenas mais hostis do que aquelas encontradas no restante do país. Ainda assim, a ocupação da foz do rio Amazonas e a formação de Belém garantiram a consolidação dos colonizadores portugueses em relação aos espanhóis, permitindo a interiorização através da navegação fluvial na busca pelas drogas do sertão.
Espero ter ajudado! :)
Século XVIII foi um tempo em que o Brasil estava na crise da economia açucareira. Mas bem antes disso, entre 1500 e 1530, houve a pré-colônia, caracterizada por uma grande exploração territorial que era concedida por um contrato e colocava o Brasil em um alto pilar da produção local até 1610. Esse período ficou conhecido como Estanco, ou seja, relação entre produto e trabalho e exploração extrativista que implicará nas capitanias hereditárias. Não confunda Estanco com escambo, pois este último trata da mão de obra indígena. A partir de 1530 há o reconhecimento do litoral para plantar cana. Com isso em mente, podemos tratar do século XVIII.
Antes do Brasil estar na crise da economia açucareira, vários lugares passaram por doenças como crise da seca em 1680, varíola, febre amarela que prevê a suína da colônia. Em 1703 foi assinado o tratado de methuen, regulamentando relações comerciais entre Portugal e Inglaterra. Pano, por parte dos ingleses e vinho, por parte dos portugueses. O tratado de methuen visava dar uma "forcinha" para os portugueses financeiramente, visto que perderam embarcações em uma guerra com os holandeses na disputa pelo trono português. Havia uma represália para que a Holanda não fizesse comércio aqui. Sendo assim, se os portugueses dependessem apenas da colônia, Portugal teria um futuro inglório, e isso fez com que colocassem mais produto no Brasil. Com o aumento da concorrência no mercado externo, aumento da pressão pela mão de obra escrava, o preço por escravo, aumento da demanda, o preço do açúcar cai. Essa é a lei da demanda e da oferta. A única saída é ampliar a produção açucareira ou procurar outra coisa no século XVII até o XVIII. Esse cenário de desestruturação do mercado nos leva para um aumento massivo da exportação de escravos.
Principais regiões econômicas no Brasil nesse período
- Sul e nordeste: pecuária, atividade subsidiária, abastecimento interno e transporte
- sul: Comercialização do couro com regiões vizinhas na Bacia do Rio Prata e erva mate.
- Norte: Drogas do sertão, cuja extração era feita pelos povos indígenas, colonos e jesuítas
- Bahia: tabaco e fumo era comercializado no eixo do comércio
- Rio de Janeiro: cachaça
Depois do tratado de methuen, o Brasil assinou outros 4 tratados, como o tratado de Ultrecht, tratado de Madrid, tratado de Ildefonso e tratado de Badajós em 1800. Outra característica comercial dessa época são a formação de cidades. Em 1719, no Mato Grosso, Pascal Moreira Cabral forma as cidades. Em 1725, em Goiás, Bartolomeu Bueno da Silva irá fundar Vila Boa. Isto quer dizer que com o aumento de cidades e sua devida organização espacial, a transição de pessoas aumenta. A consequência é uma mudança como a posterior criação de feiras de comércio, por exemplo.