Alguns fármacos apresentam estreita janela terapêutica, sendo necessário efetuar rigoroso e periódico monitoramento de seus níveis plasmáticos. Por qual razão há esta necessidade?
a) A fim de manter a integridade da molécula ativa no organismo.
b) Para acompanhar a biodisponibilidade do fármaco.
c) Para acompanhar a excreção do fármaco.
d) A fim de verificar a interação medicamentosa com outros fármacos.
e) A fim de manter a integridade da molécula ativa no organismo.
Respostas
Resposta:
a
Explicação:
Ao monitorarmos os níveis plasmáticos do fármaco, acompanhamos a sua biodisponibilidade, informação que permite avaliar e controlar melhor a dosagem, evitando-se os extremos da janela terapêutica - quando possível. Portanto, a alternativa correta é a letra B.
E o que é a janela terapêutica?
A janela terapêutica, é a faixa de concentração em que o fármaco exerce a atividade terapêutica para a qual foi projetado. Níveis plasmáticos do fármaco abaixo da faixa tendem a não surtir o efeito terapêutico esperado. Níveis acima dessa faixa, indicam risco aumentando de toxicidade.
Variações na biodisponibilidade de fármacos com janela terapêutica estreita podem gerar flutuações que vão da não atividade, à toxicidade. Por isso o monitoramento rigoroso da concentração plasmática desses fármacos é extremamente necessário.
Entendendo melhor o que é biodisponibilidade
A biodisponibilidade pode ser entendida como a taxa de absorção de um fármaco (ou seu metabólito ativo). A absorção do fármaco e sua distribuição pela corrente sanguínea é o que possibilita sua atividade terapêutica e está relacionado com características, tanto do próprio fármaco, quanto do veículo utilizado para sua administração, a forma farmacêutica.
A figura abaixo ilustra o que seria a faixa terapêutica e a biodisponibilidade de um fármaco hipotético, administrado via comprimido oral.
Este é um tema relacionado à Farmacologia. Que tal saber um pouco mais sobre esse assunto? Visite: https://brainly.com.br/tarefa/25091469
#SPJ2