Respostas
Resposta:
O ozônio pode ser destruído na atmosfera de maneira natural ou como resultado das atividades humanas. Naturalmente ele é destruído pela radiação ultravioleta do Sol, a cada molécula de ozônio destruída, um de átomo de oxigênio e uma molécula de oxigênio são formados, podendo recombinar-se para produzir o ozônio novamente, e assim fazer a manutenção da camada de ozônio.
Apesar de sua reconstituição natural, a camada de ozônio está sendo alterada quimicamente e não está voltando ao normal, sendo alterada pelas intensas atividades humanas, com a queima de combustíveis fósseis e o desenvolvimento industrial. Alguns gases estão entre os mais nocivos emitidos na atmosfera, capazes de alterar a camada de ozônio, são eles:
Halom (CBrCtF2)Tetracloreto de carbono (CTC)Hidroclorofluorcarbono (HCFC)Clorofluorcarbono (CFC)Brometo de metila (CH3BR)
Quando liberados, esses gases chegam até a camada de ozônio e deslocam-se acima dela, promovendo sua alteração e consequente destruição. Outro aspecto relevante está no fato de que alguns elementos químicos ficam ativos por 80, 90, 100 anos.
Resposta:
- "A importância central da camada de ozônio é impedir a entrada dos raios ultravioletas. Ao realizar essa função primária, os resultados são positivos, pois o filtro UV impede o aquecimento da Terra, que, por sua vez, não desenvolve o efeito estufa, o aquecimento global, doenças desencadeadas por esse processo, como o câncer de pele, a diminuição de biodiversidade, entre outros. Sua destruição está ocorrendo pela emissão desenfreada de gases como o CFC, o que provoca o aumento do efeito nocivo à saúde humana e do planeta."
- "Desse modo, qualquer alteração na camada de ozônio afeta diretamente essa função, causando um desequilíbrio ambiental."
- "Entende-se que essa camada protege os seres vivos em diversos momentos e de diversos fatores que são provocados pela inexistência ou destruição da camada de ozônio. São problemas relacionados à saúde e ao equilíbrio ambiental que podem levar à destruição da vida na Terra. Destacam-se:
Câncer de pele e doenças relacionadas ao Sol e aos raios UV
Doenças de pele
Problemas relacionados à visão
Aquecimento global
Efeito estufa
Alteração do ciclo da água
Derretimento das calotas polares
Aumento do nível dos oceanos
Perda de "biodiversidade".
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO :)