1. A Organização das Nações Unidas (ONU), pelo seu braço ONU Mulheres, lançou a iniciativa “Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, de forma a colaborar com o alcance das metas da Agenda 2030. Esta iniciativa tem como principal objetivo a eliminação das desigualdades de gênero. Tendo em vista a iniciativa da ONU Mulheres, bem como o ODS 3, especificamente o indicador 3.7 que se refere ao planejamento reprodutivo, discorra sobre a construção social do conceito de maternidade ao longo da história mundial, relacionando como esta construção afeta a saúde mental e bem-estar da mulher contemporânea
Respostas
A construção social de maternidade afeta as mulheres porque há uma imposição na sociedade de que a mulher nasceu para ser mãe, que atingirão realização pessoal após o nascimento do filho. Essa cobrança afeta o bem-estar da mulher contemporânea que convive diariamente com essa cobrança.
Construção social e idealização da maternidade
A mulher contemporânea precisa lidar com diferentes cobranças na sociedade, principalmente em relação à maternidade. Ainda há um mito de que as mulheres nasceram para procriar, que devem gerar filhos.
Entretanto, essa idealização da maternidade afeta a saúde mental das mulheres, visto que nem todas querem ter filhos. Além disso, aquelas que desejam serem mães sempre passam por cobranças.
Dessa maneira, há uma cobrança para àquelas mulheres que não desejam ter filhos, pois a sociedade entende que o gênero apenas atingirá realização pessoal e plenitude após a chegada do bebê.
Já para àquelas que decidem trilhar o caminho da maternidade, há uma cobrança para serem felizes, que consigam dar conta de tudo, trabalho, família e bebê.
Leia mais sobre maternidade e saúde mental em https://brainly.com.br/tarefa/51519236
#SPJ1