No final do século XX, uma nova teoria sobre o desenvolvimento de uma nação ganhou espaço nos organismos internacionais. Tal teoria apresentava uma visão em que as condições de vida dos moradores de país, seu acesso à democracia e ao sistema de garantia de direitos, suas expectativas de vida e de acesso à educação assumiam um papel importante dentro da classificação dessa nação como desenvolvida ou subdesenvolvida. Dentro dessa concepção, os aspectos financeiros da riqueza (PIB e PIB per capita) ocupavam um peso menor do que as condições anteriormente expostas. Não que esses indicadores não fossem considerados, mas eram vistos como instrumentos para a realização de outros indicadores, o que, para os propositores da teoria, tinham um papel muito mais relevante do que a riqueza em si. TREVISAN, J. O. De A. ; REQUENA, L. S. S. Desenvolvimento Socioeconômico. Maringá-Pr. : UniCesumar, 2019. Assim, sobre o crescimento e desenvolvimento econômico analise as afirmativas abaixo: I. As nações desenvolvidas apresentam uma boa estrutura institucional, uma distribuição mais equitativa da riqueza gerada no país e, principalmente, a liberdade para eleger e mudar seus governantes em eleições que sigam processos legais passíveis de auditoria internacional. II. O PIB é a medida da riqueza de um país. Já o total do PIB dividido pelo total da população da nação, é denominado PIB per capita, o qual é adotado como a principal unidade e comparação entre os países. III. A questão do crescimento econômico, anteriormente atrelada ao desenvolvimento econômico (considerados equivalentes), começa a ser diferenciada: uma nação pode se desenvolver, mas não crescer. Contudo parece ser unanimidade entre os economistas o fato de que, para crescer, uma nação precisa, inicialmente, desenvolver. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III
Respostas
respondido por:
0
Os valores sobre o crescimento econômico estão nas melhores estruturas institucionais, bem como no desenvolvimento do setor industrial, lado a lado com as empresas que fornecem os serviços, aquecendo e acelerando a economia, onde a distribuição de riquezas deve ser direcionada a base equitativa, possibilitando que exista uma liberdade social ampliada no que tange os recursos financeiros. Apenas I e II estão corretas.
Como notamos a medição de riquezas de um país?
A partir do Produto Interno Bruto e dos índices de inflação, bem como a receita, mas, considerando o PIB, ele é calculado a partir da divisão total do produto interno bruto pelo total da população.
Mais sobre o PIB:
https://brainly.com.br/tarefa/21419551
#SPJ4
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás