Nas últimas décadas acompanhamos mudanças no estilo de vida das pessoas e a adoção de novos hábitos alimentares, contudo, quando esse padrão alimentar não é desenvolvido de forma correta pode contribuir para o aumento da obesidade, problema que atinge adultos e crianças no momento atual. No primeiro episódio, intitulado “Educação e alimentação: qual a sua relação?”, as convidadas abordam a importância da alimentação para o desenvolvimento integral do sujeito. Sobre este assunto, leia as afirmativas a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. A participação ativa da criança no momento da alimentação é importante na medida em que essa participação favorecerá à criança explorar, por exemplo, diferentes texturas, cores, sabores e cheiros. Essa experimentação são vivências que devem ser estimuladas pelo adulto, pois contribuirão no desenvolvimento da fala e da linguagem.
II. A criança que não teve experiências corretas com o alimento, sobretudo no período de introdução alimentar, poderá desenvolver aversões aos alimentos com sabores adocicados a partir dos 6 anos de idade, momento que corresponde ao primeiro ano de escolarização obrigatória. Neste período a criança passa a descobrir novos sabores a partir da experimentação de alimentos diversificados.
III. Os hábitos alimentares interferem no desenvolvimento motor e cognitivo desde o nascimento, mas é na segunda infância (a partir dos 3 anos de idade) que a criança, ao permanecer na escola em tempo integral, poderá desenvolver bons hábitos alimentares, tendo como único modelo a figura do professor. Os responsáveis pela criança fora do contexto escolar pouco podem contribuir neste processo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 5 - VFFV
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás