• Matéria: Biologia
  • Autor: isabela8356
  • Perguntado 3 anos atrás

explique brevemente cada grupo dos invertebrados ( urgente eu tenho prova amanhã!! )​

Respostas

respondido por: TamCampos
1

Resposta:

Poríferos: Possuem corpo rico em poros e alimentam-se por meio de filtração, sendo, portanto, animais aquáticos. São animais sésseis (que não se locomovem) quando adultos e não possuem tecidos verdadeiros formando seu corpo. Exemplo: Esponjas.

Cnidários: Vivem no ambiente aquático e possuem duas formas corporais: pólipos e medusas. Os pólipos são, em sua grande parte, sésseis, enquanto as medusas são livres e natantes. Os cnidários possuem uma cavidade gastrovascular que possui única abertura, a qual funciona como ânus e boca. Exemplos: Águas vivas, corais e hidras.

Platelmintos: Possuem o corpo achatado, sendo normalmente chamados de vermes achatados. São conhecidos, principalmente, pelos representantes que causam doença aos seres humanos, porém, há também espécies de vida livre. Exemplos: Tênias, planárias e esquistossomo.

Nematódeos: Também são conhecidos como vermes, porém se diferenciam dos platelmintos por apresentarem o corpo alongado e afilado nas extremidades. Também apresentam espécies parasitas e de vida livre. Exemplos: Lombrigas e oxiúros.

Moluscos: Possuem um corpo mole. Em alguns representantes é possível verificar a presença de concha protegendo o corpo do animal. A lula é um representante que apresenta uma concha interna reduzida. Exemplos: Lesmas, caracóis, lulas, polvos e mariscos.

Anelídeos: Possuem corpo dividido em uma série de anéis. Podem ser encontrados no ambiente marinho, na água doce e em solo úmido. Exemplos: Minhocas e sanguessugas.

Artrópodes: Grupo com o maior número de espécies conhecidas. Estima-se que exista um bilhão de bilhões (1018) de artrópodes no planeta. Sua principal característica é a presença de um exoesqueleto revestindo o seu corpo e a presença de apêndices articulados. O exoesqueleto limita o crescimento do invertebrado, portanto, de tempos em tempos, é necessária a realização da muda, que é a troca desse esqueleto externo. Exemplos: Borboletas, mosquitos, aranhas, lagostas e escorpiões.

Equinodermos: Apresentam uma rede de canais internos, pelos quais a água circula. Esse sistema é fundamental para garantir a movimentação e ajudar na alimentação desses animais. Exemplos: Estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e pepinos-do-mar.


isabela8356: obrigadaaaa
rogameover86: dndd
TamCampos: De nadaaa!!
rogameover86: aah, dclp comentário errado
TamCampos: Tudo bem, rs
Perguntas similares