Através de uma adaptação das teorias do desenvolvimento do neurologista e psiquiatra Sigmund Freud, Erik Erikson desenvolveu uma teoria que relaciona aspectos psicológicos e sociais chamada de teoria psicossocial. Por sua vez, nesta teoria, Erikson levantou a hipótese de que as pessoas passam por oito estágios psicossociais em suas vidas. Em cada estágio, existem crises ou problemas críticos a serem resolvidos. Dessa forma, o crescimento e desenvolvimento do sujeito, mediante o enfrentamento dessas crises, iria moldar a personalidade do sujeito. Tendo em mente que a teoria de Erikson se constrói através de oito estágios, disserte sobre os quatro primeiros estágios.
Respostas
Dentre os oito estágios que Erikson propôs nós temos: a confiança basal vs a desconfiança básica, que se refere a fase de 0-1 anos, a autonomia vs a vergonha, que acompanha a fase dos 3-6 anos.
A causa vs a inferioridade que se refere a fase de 6 anos até a adolescência, a identidade vs a confusão que acompanha o indivíduo na fase da puberdade, a intimidade vs o isolamento, sendo esse um dilema que ocorre quando o jovem adulto começa a se relacionar com o mundo profissional e com os ambientes sociais de forma ampla.
Como notamos a generatividade e a integridade?
A primeira, corresponde a generatividade vs a estagnação, como o desejo mais tarde na vida, de guiar as gerações mais jovens, encontrando seu lugar no mundo, e por fim, o estágio final da vida, podendo ser calmo e pacífico, ou cheio de desespero, bem como inquietação.
Mais sobre Erikson:
https://brainly.com.br/tarefa/21267067
#SPJ1