Respostas
Resposta:
Uma prática anual de toda empresa que deseja coordenar adequadamente sua atuação, o planejamento estratégico permite planejar-se e determinar os fatores e ações para seu sucesso no período seguinte. Mas, na hora de fazer esse plano para a empresa, muitos se perdem em análises e relatórios e se esquecem dos reais objetivos ao desenvolver um planejamento estratégico.
De um modo geral, pode-se dizer que os objetivos do Planejamento Estratégico são orientar e reorientar a empresa na busca por melhores resultados, levando em consideração análises do passado, do presente e projeções para o futuro.
Confira agora uma lista com os 8 principais objetivos do Planejamento Estratégico e seus benefícios para os negócios.
8 objetivos do Planejamento Estratégico
1- Garantir agilidade nas tomadas de decisão
No Planejamento Estratégico, as metas e objetivos da organização encontram-se muito bem estabelecidos. Sabendo onde se pretende chegar e ciente dos riscos e dos recursos disponíveis, as decisões podem ser tomadas de maneira mais fácil e ágil.
2- Avaliar a concorrência
Faz parte do Planejamento Estratégico levantar informações sobre os seus concorrentes. Conhecer os produtos e serviços que eles oferecem é fundamental para descobrir seus pontos fortes e suas limitações. Assim, é possível desenvolver estratégias para estar sempre à frente da concorrência e se diferenciar. Usar pesquisas como o NPS para conhecer a satisfação de seus clientes e comparar com a da concorrência é fundamental para entender onde sua empresa precisa melhorar.
Mas como saber se o NPS do seu negócio está bem posicionado em relação à concorrência?
Pensando nisso, a MindMiners desenvolveu o Miners Monitor, um série de pesquisas que investigou a performance de diversas empresas em alguns dos mais solicitados segmentos do mercado, para que você tenha uma base de comparação segura com a concorrência ao aferir seu NPS.
3- Descobrir forças e fraquezas
Para que a empresa possa definir suas estratégias de negócio, ela precisa conhecer suas Forças e suas Fraquezas. As Forças são, obviamente, os pontos fortes e as vantagens competitivas que o seu negócio apresenta; já as Fraquezas são os pontos fracos e as desvantagens competitivas da sua empresa. Saber quais são esses dois aspectos e de que forma eles se manifestam dentro da empresa possibilita mais assertividades nas ações. Uma pesquisa de satisfação pode desvendar quais são os pontos fortes de seu negócio e também as fraquezas apontadas por seus clientes.
cada produto ou serviço da empresa no ano anterior também ajuda a determinar quais são os preferidos dos clientes e aqueles que apresentam maior taxa de recompra, permitindo identificar mais forças e fraquezas.
4- Identificar ameaças e oportunidades
Ao elaborar o Planejamento Estratégico, é preciso fazer uma análise do ambiente externo da organização a fim de identificar Ameaças e Oportunidades. Nesse sentido, são consideradas variáveis como hábitos e preferências de consumo, fatores políticos e econômicos, legislação etc.
5- Definir a identidade e o posicionamento da organização
Um dos objetivos do Planejamento Estratégico é ajudar os gestores a definir a identidade e o posicionamento organizacional. E isso é feito quando se estabelece a Missão, a Visão e os Valores da empresa. Quando as decisões passam a ser baseadas nesses três pilares, o relacionamento com os ambientes interno e externo melhora de maneira significativa, aumentando as chances de sucesso.
6- Estabelecer um plano de ações
O Planejamento Estratégico ajuda na criação de um plano de ações. Trata-se da parte prática, da execução das estratégias propostas.
É o plano de ações que especifica o que cada colaborador deve fazer para alcançar os objetivos, assim como os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no PE.
7- Otimizar recursos
O último item da nossa lista de objetivos do Planejamento Estratégico é a otimização dos recursos disponíveis. Com as ações devidamente planejadas, é mais fácil para os gestores alocarem seus recursos de maneira eficiente e evitar desperdícios de tempo, esforço e dinheiro. Para que os objetivos do Planejamento Estratégico se concretizem, é preciso que o seu conteúdo seja bem elaborado e devidamente compartilhado com todos os colaboradores. Assim, a empresa conseguirá maximizar o seu potencial produtivo e fortalecer o seu posicionamento no mercado.
8- Motivar e integrar as equipes
O Planejamento Estratégico define quais são os objetivos gerais da organização. Dessa forma, todas as equipes (cada uma com suas funções e metas bem definidas) passam a trabalhar por um objetivo comum. Sabendo que cada colaborador desempenha um papel importante na busca por resultados, a motivação, a colaboração e o comprometimento entre eles tende a aumentar. Como você viu, pesquisas digitais ajudam a construir um planejamento estratégico bem mais sólido e assertivo.