Respostas
Resposta:
as consequências da cultura de massa é a homogeneização cultural, que considera estranha qualquer manifestação cultural que não incentive o consumo exacerbado de bens e serviços.
Conteúdos veiculados por meios de comunicação em massa também colaboram para a formação de indivíduos incapazes de aprofundar análises sociais ou desenvolver seu pensamento crítico, pois partem de valores pré-concebidos.
Em outras palavras, a cultura de massa pode levar a um empobrecimento cultural entre as camadas mais numerosas da audiência, que tem pouco acesso a meios alternativos de informação e entretenimento.
Dizem os pesquisadores especialistas da Universidade Estadual da Paraíba:
“Os consumidores assumem uma função passiva, cujo papel resume-se a escolher entre comprar ou não comprar. Em suma, as carências culturais das massas são exploradas para a obtenção de lucro e, consequentemente, para a manutenção do domínio das classes.”
Favorecendo a integração entre classes, a cultura de massa também se prestaria a ocultar as diferenças existentes entre elas, incluindo desigualdades sociais e até injustiças.