fazer um texto falando sobre a importância de respeitar as diferenças do outro. também sobre a empatia nos dias atuais
Respostas
Resposta: empatia tem como significado: habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa. Diante uma sociedade global majoritariamente capitalista, sistema econômico no qual é priorizado os bens individuais, as desigualdades cresceram de forma ampla, provando de certa forma, o arraigamento apático dos indivíduos diante de tais desiquilíbrios. Dessa forma, a empatia há de ser estimulada nos dias atuais, visando a quebra do pensamento social elitista e espelhando-se em características de famosos líderes sociais conhecidos por suas ideias empáticas.
Primeiramente, de acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico" por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, seguindo a linha comparativa de Durkheim, os crescentes casos de apatia no mundo contemporâneo podem ser relacionados a uma doença nesse sistema. Portanto, para buscarmos a cura, devemos identificar as raízes histórias que nos fazem seres naturalmente apáticos. Os acúmulos de capitais, resultados da industrialização global, impulsionaram o desiquilíbrio na distribuição de renda que, presentes há mais de um século, tornam-se naturais à medida em que novas gerações vão surgindo, desenvolvendo, por natureza, um modo de pensar individualista e apático.
Porém, em contrapartida ao pensamento elitista, muito acontecimentos ao longo da história resgataram e estabeleceram ligações de empatia com os povos desfavorecidos. Um bom exemplo é o de Nelson Mandela, que, inserido em uma sociedade racista na África do Sul, lutou integralmente contra o Apartheid, liderando o povo negro que, após tantas disputas, conseguiu por fim à segregação, levando posteriormente Nelson ao cargo de presidente, que até o fim de sua vida, priorizou o pensamento empático em torno de toda população. Acontecimentos como esse reforçam a tese de que o desenvolvimento do pensamento empático corrobora para uma sociedade justa e igualitária.
Portanto, medidas são necessárias para o desenvolvimento da capacidade de espalhamento da população. O Governo, junto ao Ministério da Educação, a fim de extinguir o pensamento negativo estimulado pelo capitalismo, pode incluir na grade escolar básica, programas que estimulem a empatia nos jovens. Tarefas extraclasse, como a visita de ONG's que ajudam os indivíduos necessitados, podem estimular o pensamento igualitário nas crianças, que futuramente adultos, proliferarão boas atitudes em todos ambientes que atuarem, seja na rua, ao ajudar um morador de rua ou seja na empresa, ao estimular atitudes coletivas. Outra medida a ser tomada pelo Estado é no setor da justiça. Indivíduos que receberem penas leves, podem ser encaminhados a tarefas comunitárias, como prestação de serviços em programas públicos sociais.
Explicação:
Resposta:
Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.