O sistema esquelético é formado pelo conjunto de estruturas brancas, resistentes e duras denominadas ossos. Os ossos apresentam formas e tamanhos diferenciados, sendo classificados de acordo com esse caráter. Com base na classificação dos ossos quanto à forma, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Longos. II- Curtos. III- Pneumáticos. IV- Irregulares. ( ) Fêmur. ( ) Vértebras cervicais. ( ) Ossos do tarso. ( ) Esfenoide. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Respostas
Ossos longos
São ossos cujo comprimento, apesar de ser variável, é maior que a largura e a espessura. Além disso, são resistentes pela sua estrutura ligeiramente curvada para absorver o estresse gerado pelo peso corporal.
Esses ossos são constituídos de uma diáfise, um corpo formado por tecido ósseo compacto, e epífases, que são as extremidades em tecido ósseo esponjoso.
Exemplos: fêmur, úmero, rádio, ulna, fíbula e falanges.
Ossos curtos
São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais.
Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).
Ossos pneumáticos
Os ossos pneumáticos apresentam características distintas dos demais grupos e, por isso, são classificados de maneira específica. Eles apresentam cavidades, chamadas de seios, e são revestidos de mucosas cheias de ar.
Exemplos: Ossos que fazem parte do crânio, como maxilar e temporal.
Ossos irregulares
São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto.
Exemplos: Vértebras e calcâneo.
resposta
1 fêmur
4 vertebrados cervicais
2 ossos do Tarso
3 esfenóide