O professor catalão Josep Maria Puig é uma das grandes referências mundiais quando o assunto é formação de valores. Ele afirma que a ideia de democracia como sendo “o governo da maioria, onde todos são iguais” não se aplica à escola.
A respeito das justificativas apresentadas por Puig para a afirmação de que na escola a democracia não pode ser considerada como “governo da maioria, onde todos são iguais”, é correto afirmar:
I – Puig argumenta que a ideia de democracia como “governo da maioria, onde todos são iguais” é utópica e por essa razão não se aplica à escola. Para o autor, a escola precisa se ocupar de favorecer uma convivência harmônica por meio do combate à indisciplina e à violência.
II – A escola precisa ser compreendida como o espaço de desenvolvimento de valores morais por meio do cumprimento das normas e regras estabelecidas pelos professores. Sendo assim, não se considera nela princípios democráticos como o de prevalecer o desejo da maioria e o da igualdade entre os indivíduos.
III – O conceito de assimetria funcional é utilizado por ele para demonstrar que perante a sociedade alunos e professores têm funções diferentes. Sendo assim, eles não são iguais. Por essa razão, também, não são os alunos que decidem se haverá ou não aula de matemática, mesmo sendo a maioria em uma escola.
A respeito das afirmações acima, marque a alternativa correta:
A.
A alternativa I está correta.
B.
A alternativa II está correta.
C.
A alternativa III está correta.
D.
As alternativas I e II estão corretas.
E.
As alternativas II e III estão corretas
Respostas
Resposta:
A alternativa III está correta.
Explicação:
Os estudos de Puig estão relacionados a valores morais por meio da vivência de princípios democráticos na escola. Ele defende que a ideia de democracia como “o governo da maioria, onde todos são iguais” não se aplica à escola, pois nela professores e alunos têm responsabilidades e funções diferentes perante a sociedade. Por essa razão, não são os alunos que decidem se um colega será excluído da escola ou se haverá ou não aulas de determinado conteúdo disciplinar. Entretanto, Puig reconhece que é necessário considerar que na escola todos são iguais, pois têm os mesmos direitos e deveres perante a sociedade. Sendo assim, é possível construir a convivência democrática por meio do equilíbrio entre as funções diferentes e os direitos e deveres semelhantes entre todos. Isso somente se torna possível por meio da cooperação e da utilização do diálogo como meio para elaborar normas e regras de convivência, ressaltando o protagonismo dos estudantes por meio da cooperação mútua.
Resposta: Você acertou!
C.
A alternativa III está correta.
Explicação: Os estudos de Puig estão relacionados a valores morais por meio da vivência de princípios democráticos na escola. Ele defende que a ideia de democracia como “o governo da maioria, onde todos são iguais” não se aplica à escola, pois nela professores e alunos têm responsabilidades e funções diferentes perante a sociedade. Por essa razão, não são os alunos que decidem se um colega será excluído da escola ou se haverá ou não aulas de determinado conteúdo disciplinar. Entretanto, Puig reconhece que é necessário considerar que na escola todos são iguais, pois têm os mesmos direitos e deveres perante a sociedade. Sendo assim, é possível construir a convivência democrática por meio do equilíbrio entre as funções diferentes e os direitos e deveres semelhantes entre todos. Isso somente se torna possível por meio da cooperação e da utilização do diálogo como meio para elaborar normas e regras de convivência, ressaltando o protagonismo dos estudantes por meio da cooperação mútua.