Respostas
Para entender o que o autor da questão solicita, primeiramente deve-se saber sobre os modelos atômicos, especificamente o Modelo de Bohr.
No modelo de Bohr, o átomo é constituído de um núcleo, com prótons e nêutrons, e de uma eletrosfera, com elétrons distribuídos em órbitas ou níveis, sendo necessariamente sete (K, L, M, N, O, P, Q; da mais interna para a mais externa); dispostos da seguinte maneira e quantidades em cada nível: K 2 / L 8 / M 18 / N 32 / O 32 / P 18 / Q 2. Essas quantidades correspondem ao máximo de elétrons que cada órbita pode suportar para se manter estável.
Dentro de cada nível, há subníveis, variando de um a quatro dependendo da quantidade máxima de elétrons. Os subníveis possuem capacidades máximas diferentes, sendo chamados de (s, p, d, f; do mais interno ao mais externo); dispostos das seguintes quantidades máximas de elétrons: s 2 / p 6 / d 10 / f 14.
Agora que os conceitos base foram estabelecidos, podemos entender a distribuição eletrônica como a maneira como os elétrons estão distribuídos pelos níveis e subníveis e a sua ordem crescente de arrumação (da órbita mais interna, K, para a mais externa, Q).
Para tanto utilizamos o Diagrama de Linus Pauling (ou simplesmente, Diagrama de Pauling). [Ver anexo 1]
Resolvendo as questões
a) Ba₅₆
1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d¹⁰ 4p⁶ 5s² 4d¹⁰ 5p⁶ 6s²
(Pelo Diagrama de Pauling, a ordem dos subníveis não é numericamente crescente, 1-2-3-4-5-6-7, em toda a distribuição, pois para o átomo se estabilizar, precisa seguir a regra do dueto ou octeto, que é possuir dois, para o nível K, ou oito elétrons em sua órbita.)
b) C₆
1s² 2s² 2p²
(Note que os níveis e subníveis não precisam ser completamente preenchidos por elétrons.)
c) Ga₃₁
1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d¹⁰ 4p¹
d) Ca₂₀
1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s²
Não esqueça
A tabela periódica é essencial para entender o funcionamento da Química e resolver questões da matéria. Sem ela, todos esses conceitos seriam difíceis de entender. Por isso, interprete-a, analise-a, estude-a, faça anotações e, o mais importante: tenha uma sempre à mão. [Anexo 2]