Pode-se definir um algoritmo como uma sequência finita e não ambígua de passos para a resolução de um problema. Na computação, corresponde a transformar um conjunto de dados de entrada em um conjunto de dados de saída por meio de instruções computacionais. Conhecendo a definição de algoritmo e os conceitos básicos apreendidos durante seus estudos, leia as asserções abaixo:
Respostas
Resposta:
A alternativa 1 é a que melhor se aplica como correta. Ambas as alternativas estão incoerentes.
Partindo deste ponto, vemos que a descrição narrativa possui uma desvantagem em relação ao seu procedimento, pois ela gera ambiguidade. Por isso é preciso que o indivíduo aprenda algum conceito novo, que facilite a observação.
Por isso, o uso da linguagem natural é abstrato, impreciso e pouco confiável, podendo trazer problemas na hora de transcrever o algoritmo para o programa não eliminando possíveis ambiguidades, sendo um ponto negativo de sua elaboração pois essa representação é pouco utilizada na prática.
Explicação:
Pode-se definir um algoritmo como uma sequência finita e não ambígua de passos para a resolução de um problema. Na computação, corresponde a transformar um conjunto de dados de entrada em um conjunto de dados de saída, por meio de instruções computacionais.
Assim, conhecendo a definição de algoritmo, leia as asserções a seguir:
I. A descrição narrativa é considerada a forma mais indicada para se representar um algoritmo.
PORQUE
II. O uso de linguagem natural para explicar uma sequência de passos elimina possíveis ambiguidades inerentes a algoritmos.
A respeito de tais asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeira mas a II não é uma justificativa correta da I.