A ventilação pulmonar é o processo que envolve a entrada e saída de ar nos pulmões por meio das zonas condutora e respiratória. Essas zonas, por sua vez, possuem ramificações e junto com estruturas do crânio, formam uma rede de entrada e saída dos gases no pulmão. Essa entrada e saída do ar é possível devido às diferenças na pressão dos gases no interior e exterior (atmosfera) dos pulmões. Quando a pressão é maior dentro do pulmão em relação à atmosfera o ar é expirado, e quando a pressão na atmosfera é maior do que a do interior dos pulmões o ar é inspirado. Esse processo de inalação e expiração envolve músculos que diminuem a pressão pulmonar, pois provocam a expansão da caixa torácica, dentre os diferentes músculos ativados nesse processo, o principal é o diafragma. Fonte: Fisiologia Humana. Felipe Natali de Almeida. Unicesumar, 2019, p. 61-62. Diante do exposto no texto (sobre os processos envolvidos na inspiração e expiração) a direção que o ar segue desde a atmosfera até a hematose se dá:
Respostas
O caminho percorrido pelo ar desde o ambiente externo até a hematose é: cavidade nasal, laringe, faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos, e por fim ocorre a hematose nas células.
A ventilação pulmonar
A ventilação pulmonar compreende o movimento do ar que entra pelas vias do sistema respiratório, chegando até o pulmão. A principal função desse processo é promover a troca gasosa.
Para que isso ocorra é importante que aconteça dois processos: a inspiração e a expiração. Na inspiração o ar entra nos pulmões, enquanto que na expiração ele sai dos pulmões.
Isso tudo ocorre com auxílio de músculos acessórios como o diafragma e os músculos intercostais, permitindo a expansão/retração da caixa torácica.
Para saber mais sobre a respiração clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/5967560
Bons estudos!
#SPJ1