• Matéria: Saúde
  • Autor: Mirmidrone
  • Perguntado 3 anos atrás

As doenças ocupacionais estão presentes em diversos ambientes de trabalho, sendo capazes de prejudicar tanto o trabalhador quanto a empresa. Dessa forma, a assistência de enfermagem tem importante papel na promoção da saúde e na segurança do trabalhador.

Imagine o seguinte cenário: você é enfermeiro do trabalho da equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de uma indústria de embalagens e deve promover a segurança e a saúde dos trabalhadores da referida empresa. Evidenciou-se aumento do absenteísmo entre os trabalhadores, especialmente devido a dores osteomusculares.

Com base nesse cenário, você deve elaborar um plano de ações que viabilizem a saúde e a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Respostas

respondido por: almeidabocoro
1

Resposta:

O enfermeiro do trabalho deve, primeiramente, identificar os principais fatores de risco presentes no ambiente laboral. Posteriormente, deve identificar as principais doenças ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos. A partir daí, deve traçar ações de proteção e segurança no trabalho.

Por se tratar de uma indústria de embalagens, os trabalhadores estão expostos a riscos ergonômicos, devido à permanência na mesma posição por longos períodos e à execução de atividades repetitivas. As principais doenças ocupacionais são as de caráter osteomuscular, as lesões por esforços repetitivos (LERs) e as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORTs).

Uma das ações que o enfermeiro do trabalho pode executar nessa empresa é promover a educação continuada e o treinamento desses trabalhadores, para possibilitar o conhecimento das atividades desenvolvidas e das principais causas de doenças. Além disso, pode estimular a prática de atividade física entre os trabalhadores, bem como alongamentos antes e durante o trabalho.

Em caráter administrativo, o enfermeiro do trabalho pode incentivar a rotatividade das tarefas e reduzir o tempo de trabalho dos trabalhadores, a fim de reduzir os danos à saúde daqueles que executam as tarefas de maior risco ocupacional.

Explicação:

Perguntas similares