"Surge [na Grécia antiga] a necessidade de elaborar teoricamente o ideal de formação, não do herói, submetido ao destino, mas do cidadão. Este deixa de ser depositário do saber da comunidade, para se tornar o que elabora a cultura da cidade. A ênfase no passado é deslocada para o futuro: o homem não está preso a um destino traçado, mas é capaz de projeto, de utopia." (ARANHA, 1996, p.41. In. BATISTA, 2019, p. 26).
"A educação na Idade Média esteve sob a responsabilidade da Igreja, devido à sua hegemonia diante da sociedade como um todo. Existiam no período escolas que funcionavam junto às catedrais ou escolas monásticas que funcionavam nos mosteiros. Dessa forma, a Igreja assumiu o papel de disseminar a educação e a cultura no medievo, o que foi preponderante para o legado educacional do Ocidente." (BATISTA, 2019, p. 26).
"Podemos afirmar que é Moderna uma forma muito particular de se conceber o sujeito humano, apresentado de forma unificada e com uma identidade racional. É na sociedade moderna que o sujeito se liberta de estruturas e tradições teocêntricas que não podiam ser mudadas, passando a ter uma condição de soberano, algo antes impensável. Isso agora torna-se possível, diante de mudanças no pensamento e na cultura do ocidente, trazendo a emergência do sujeito, próprias da modernidade: a) A libertação da consciência individual dos dogmas religiosos com a Reforma e o Protestantismo; b) O posicionamento do homem no centro do mundo a partir do pensamento humanista renascentista; c) O maior domínio sobre a natureza possibilitado pelas revoluções científicas; d) A racionalização, o caráter científico, a libertação de dogmas e a intolerância da imagem do homem a partir do Iluminismo." (BATISTA, 2019, p. 35).
As concepções e objetivos da educação foram variados durante o processo histórico. Acima são destacadas as expectativas da educação na Grécia Antiga, Idade Média e Modernidade. A partir das três citações acima discorra em como essas três visões filosóficas da educação no decorrer da história estão presentes na educação brasileira nos dias de hoje.
Respostas
As três visões filosóficas da educação: Grécia Antiga, Idade Média e Modernidade, estão presentes na educação brasileira nos dias de hoje na formação dos indivíduos e na maneira como são ensinados.
A longa história da Educação
Desde a Grécia Antiga, a formação dos indivíduos requer método. Seja na arte da oratória necessária à vida na pólis, no relativismo da verdade, percebemos que a educação percorreu longo caminho.
O mesmo ocorreu com o que conhecemos como homem, ser humano, que negou o mito, fortaleceu para depois relegar a religião e pleno de ideias iluministas, fez do humanismo sua forma de existir. E tudo baseado na educação: a forma de educar, de transmitir conhecimento.
Longe de manipulações, ideológica, política ou religiosa, o ser humano deve estar pleno de suas conquistas, colocando o conhecimento como acessível à todos e de maneira refutável.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre A história da Educação em: brainly.com.br/tarefa/23695442
#SPJ1