Respostas
Olá.
Substituir o limite na função leva à indeterminação 0/0.
Isso ocorre porque há um termo comum entre o numerador e o denominador. Encontre-o e cancele-o para poder efetuar o limite normalmente. Para encontrar o termo comum basta fatorar numerador e denominador.
Estamos com um problema no denominador, pois o sinal de adição indica que o denominador ainda não está fatorado (fatores são parcelas da operação multiplicação).
Vamos então tentar outro método para fatorar o denominador , o teorema das raízes racionais, que diz que podemos encontrar todos os fatores lineares de um polinômio de coeficientes inteiros encontrando os candidatos de
para todos os p que sejam divisores da constante (2) e para todos os q que sejam divisores do coeficiente de maior grau (1).
Bom,
todos os divisores de p = 2 são 1, 2, -1, -2, e
todos os divisores de q = 1 são 1, -1,
o que nos dá que as possíveis raízes racionais
de sejam
e .
Temos que ir testando cada uma delas até encontrar a raiz que torna fatorado o polinômio em questão. Para isso fazemos a divisão polinomial do polinômio pelo fator a ser testado, até que a divisão dê exata. Podemos efetuar essa divisão através do algoritmo da divisão ou também do método de Briot-Ruffini.
A divisão exata foi encontrada com a divisão , que nos deu como quociente e resto igual a zero. Ou seja,
Encontrada a fatoração, podemos retomar o cálculo iniciado anteriormente, e eliminar o fator comum.
Agora, sem o fator que causava a indeterminação, é só aplicar o limite normalmente, e está terminado.
Estude bastante.
Abraços.