O final da Guerra Fria e da geopolítica bipolar vem demarcando uma nova territorialidade que resulta numa espacialidade mundial em crise de fronteiras . O grande problema passou a ser o Estado Nacional ( o país e seu cenário espacial : as migrações forçando a formação de favelas , guetos , acampamentos de sem terra , campos de refugiados , ocupações desordenadas evidenciam um espaço em movimento . São novos territórios de vida provisória retratando a desqualificação para a vida humana . Com seus limites , sua história de lutas , conquistas , dominação , imposição de língua , costumes , religião , tradições , povos e grupos , redefinem e fragmentam as fronteiras configurando um novo mapa do mundo . Como se organizam os excluidos ? Eles reterritorializam os lugares de ocupação ? Conflitam e fragmentam o território ou aprendem a conviver com a de sterritorialidade ? Para Haesbaert ( 1998 ) , esses povos desterritorializados vivem em total desamparo politico , social e económico constituindo os " aglomerados de exclusão " . Mas , seriam eles amparados por movimentos de solidariedade ? O que esses movimentos representam ? Quais suas intenções ? Por que crescem pelo mundo ? No auge da mundialização , questiona - se , de forma pública e democrática , os pressupostos éticos e antropológicos do sistema sócio - político mundial . Dessa forma , os sentidos , sentimentos , atitudes , valores , inerentes à condição humana são restaurados num processo de flexibilização solidária , recriando as redes simbólicas da solidariedade . Elas representam avanços de mecanismos jurídicos , nacionais e supranacionais democráticos e solidários como OIT ( Organização Mundial do Trabalho ) . UNESCO . Conselho Mundial de Igrejas , sindicatos , comunidades solidárias , organizações não - governamentais , Cruz Vermelha , Médicos Sem Fronteiras , Anistia Internacional e grupos de Defesa dos Direitos Humanos . Incorpora - se a estas instituições , a economia solidária , do terceiro setor , agrupando de forma superficial e imprecisa , filantropia e candade ; e . também , as ONG's , empresas privadas , institutos , fundações e organizações sem fins lucrativos destinados a prestar serviços à comunidade . A esse conjunto de ações humanitárias denominamos solidariedade . A rede é estimulada por fluxos e movimentos de articulação solidária aos circuitos da economia e dos serviços por meio de estratégias simbólicas que buscam na cooperação e interação a construção de laços de sociabilidade humana . Nesse processo é criada uma rede de idéias e sensibilidade solidárias convergentes , concretizada sob a forma de redes comunicativas que interconectam múltiplas responsabilidades e engajamento de grupos , pessoas , instituições públicas e privadas com dimensões que vão da filantropia e da caridade a formação de sujeitos socioculturais e sedimentação da cidadania .
ATIVIDADES :
1 - De acordo com o texto que problemas estão acontecendo nos paises depois do fim da Guerra Fria , por causa das migrações forçadas ?
2- De acordo com o texto o que redefine e ao mesmo tempo fragmenta as fronteiras do novo mapa do mundo ?
3- Que redes solidárias ( terceiro Setor ) aparecem no texto ?
4- Que conceito o texto dá a solidariedade ?
5- Comente o trecho sublinhado . De sua opinião sobre o que acontece com os desterritorializados .
Respostas
1)Após a Guerra Fria, as migrações forçadas tem contribuído para a formação de lugares impróprios para a vivência humana como as favelas, guetos, acampamento de refugiados e ocupações desordenadas.
2)As novas fronteiras do mapa mundo são redefinidas e fragmentadas pelos novos territórios em que as pessoas vivem provisoriamente através de suas histórias, culturas, limites dos povos e grupos que habitam esses espaços.
3)As redes solidárias presentes no texto são as ONG’S, empresas privadas, institutos e organização sem fins lucrativos.
4)O conceito de solidariedade presente no texto está relacionado a um conjunto de ações humanitárias que é realizado por entidades do Terceiro Setor (ONG’S, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos).
5)O trecho sublinhado trata de questões relacionadas ao modo como vivem e se organizam os excluídos. Isso vai depender dos locais e por quais motivos ocorreu a exclusão de determinadas pessoas.
Geralmente quando a exclusão ocorre apenas por razões econômicas ou situações de guerra, as pessoas tendem a se auxiliar mutuamente. Mas se a exclusão estiver ligada a questões étnicas e religiosas há uma maior tendência para que haja maior desentendimento entre os grupos.
Muitos grupos, embora fora do seu território tentam a manter as suas culturas e raízes, o que contribui para que sejam perseguidos, em alguns casos, pelo próprio Estado.
As migrações forçadas
As migrações forçadas são um grande problema observado no mundo atual. Elas têm sido influenciadas atualmente por questões relacionadas a guerras, problemas econômicos, perseguições religiosas e políticas e por condições naturais, como o aumento da seca.
A situação de migração forçada por risco de morte ou perseguições resulta em pessoas que são denominadas refugiados, marcando uma nova territorialidade onde a maioria das pessoas desses grupos tendem a se abrigar em locais que retratam a desqualificação da vida humana.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a crise de fronteiras e questão dos refugiados em: https://brainly.com.br/tarefa/37585525
#SPJ1