02. Uma forma da determinação da cor em cavalos (brancos, marrons e pretos) ocorre por um procedimento epistático dominante. O gene W inibe a manifestação da cor. O gene B determina pêlos pretos, seu alelo recessivo, marrons. Um garanhão duplo heterozigoto e quatro éguas de igual genótipo tiveram juntos, em toda a vida, 32 filhos. Quantos destes descendentes provavelmente eram brancos? 02. Uma forma da determinação da cor em cavalos ( brancos , marrons e pretos ) ocorre por um procedimento epistático dominante . O gene W inibe a manifestação da cor . O gene B determina pêlos pretos , seu alelo recessivo , marrons . Um garanhão duplo heterozigoto e quatro éguas de igual genótipo tiveram juntos , em toda a vida , 32 filhos . Quantos destes descendentes provavelmente eram brancos ?
Respostas
Segundo os genótipos dos pais, provavelmente 24 dos descendentes eram brancos.
Cruzamento genético
Sabemos que o genótipo dos pais era heterozigto para ambos os pares. Portanto, o genótipo era BbWw.
Vamos montar o quadro de cruzamentos entre BbWw e BbWw:
BW Bw bW bw
BW BBWW BBWw BbWw BbWw
Bw BBWw BBww BbWw Bbww
bW BbWW BbWw bbWW bbWw
bw BbWw Bbww bbWw bbww
O exercício pergunta quantos dos 32 descendentes seriam brancos. Sabemos que, para ser branco, o genótipo deve ter o gene dominante W. Por isso, vamos observar apenas o segundo par de genes, visto que ele inibe a expressão do primero par.
Observamos no quadro que temos 12 dos 16 possíveis cruzamentos que possuem o gene W dominante. Ou seja, 12/16 são brancos.
Como a geração parental possui 32 filhos, provavelmente 24 deles são brancos. mantendo a probabilidade 12/16 = 24/32.
Para mais exercícios de cruzamentos genéticos:
https://brainly.com.br/tarefa/43306362
https://brainly.com.br/tarefa/53029189
https://brainly.com.br/tarefa/22274476
#SPJ1