Respostas
Resposta:
1001 fantasmas é uma sociedade secreta milenar, que ajuda crianças e jovens em situações arriscadas. Eles só se comunicam por cartas, mesmo nos dias de hoje.
Estes jovens estão em perigo, porque caçadores de fantasmas apertam o cerco, para capturar estes seres, que ajudam e permanecem ao lado dos seus protegidos.
Vitor é um menino que ficou em casa com o tio, enquanto seus pais estão viajando. Só depois descobre que o tio não é tio de verdade e que ele quer prender o Guimarães, um fantasma que mora na casa do Vitor e que o protege.
A narrativa é toda através de cartas, só este formato já teria ganho meu coração, eu amo livros epistolares.
A primeira carta enviada por Vitor para os 1001 Fantasmas foi em 26 de junho de 2001. Ele mora em São Paulo.
Outro ponto que achei muito interessante são as reflexões, aparentemente simples, mas profundas que a autora traz. Por exemplo, quando morre a mãe ou o pai, muitas vezes é explicado para a criança, que o ente querido virou uma espécie de anjo da guarda e que o protegerá do céu. Se esta criança disser que viu um fantasma, já saem dizendo que é assombração.
"A Morte não mata a vida. A morte é só uma transformação. A morte só mata a memória. Este é o grande perigo.
Um livro que aborda o poder das amizades. Vitor, que se julgava sozinho, conhece uma turma muito especial e diferente de amigos, todos dispostos a ajudá-lo.