O avarento
Um avarento vendeu tudo o que possuía e, com o dinheiro apurado, comprou um enorme pedaço de ouro. Cavou um buraco no jardim e ali enterrou o ouro. Todos os dias, ele ia até o jardim, desenterrava o ouro e o contemplava amorosamente.
Um dos empregados do avarento começou a conjeturar sobre o que fazia o patrão durante tanto tempo no jardim. Escondeu-se atrás de uma árvore e descobriu o segredo do tesouro escondido.
Durante a noite, enquanto o avarento dormia, o empregado foi até o jardim e furtou o ouro.
Quando o avarento deu pelo desaparecimento do ouro, começou a chorar desesperadamente, arrancando os cabelos.
O vizinho, sabendo do caso, disse-lhe:
– Pare de chorar, meu caro. Apanhe uma pedra, ponha-a dentro do buraco e venha todos os dias contemplá-la. Dá no mesmo.
Fábulas de Esopo. Texto em português de Guilherme de Figueiredo. Rio de Janeiro, Ed. De Ouro, 1963.
No trecho “Durante a noite, enquanto o avarento dormia, o empregado foi até o jardim e furtou o ouro.” Analisando sintaticamente, temos:
Respostas
Pela análise sintática, está correta a alternativa C) O sujeito da forma verbal dormia é “o avarento” e o sujeito de furtou é “o empregado”.
O que é o sujeito? Como ele pode ser classificado?
O sujeito pode ser definido como um dos termos essenciais da oração, e ele se responsabiliza por realizar ou sofrer uma ação ou estado. Ele se caracteriza como o termo com o qual o verbo concorda.
No caso em questão, podemos observar a presença de sujeito composto na oração, uma vez que mais de um núcleo de sujeito estão colocados em uma só oração. Os sujeitos são "o avarento" e "o empregado", e os núcleos dos sujeitos são "avarento" e "empregado". Eles concordam com as formas verbais "dormia" e "furtou", respectivamente.
Veja mais sobre sujeito:
https://brainly.com.br/tarefa/27881868
#SPJ1
Após análise sintática, a opção C está correta) O sujeito do verbo dormia é "o avarento" e o sujeito de furtou é "o empregado".
Qual é o tema? Como classificar?
O sujeito pode ser definido como um dos termos básicos de uma sentença que é responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado. Apresenta terminologia consistente com o verbo.
No caso em questão, podemos observar que há um sujeito composto na oração porque vários núcleos de sujeito são colocados em uma oração. O assunto é "avarento" e "empregado", e o núcleo do assunto é "avarento" e "empregado". Eles concordam nas formas verbais "dormiu" e "roubou", respectivamente.