Respostas
Resposta:
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida geral e sintética usada para classificar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos países. Foi criado em 1990 e vem sendo publicado anualmente desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD da ONU. O IDH varia em uma escala que vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. A escala classifica os países em cinco faixas: IDH muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo1.
As dimensões que constituem o IDH são:
Renda: Padrão de vida medido pela Renda Nacional Bruta per capita;
Saúde/Longevidade: Vida saudável e longa medida pela expectativa de vida e
Educação: Acesso ao conhecimento medido pela média de anos de educação de adultos e expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar.
O Brasil, conforme relatório de Desenvolvimento Humano 2020 (com base nos dados de 2019), possui IDH de 0,765, encontra-se portanto, na faixa de alto desenvolvimento. O valor do índice cresceu em relação a 2018, no entanto caiu cinco posições no ranking, ocupando o 84º lugar entre os 189 países e territórios reconhecidos pela ONU. O país com o maior IDH no mundo é a Noruega com 0,957 estando na faixa de desenvolvimento muito alto. Entre os países com o desenvolvimento muito baixo, a Nigéria aparece na última posição, com IDH de 0,394.
O IDH também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM. O IDHM brasileiro é um ajuste metodológico do IDH Global e segue as mesmas três dimensões, porém não é possível fazer comparação entre o IDHM de um município e o IDH de um país. Os dados estão disponibilizados através do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil
Explicação: