Respostas
Resposta:
Explicação:
I. compromete-se com a alfabetização, reconhecendo sua centralidade na formação das crianças.
-Compreende que a centralidade da alfabetização para a aprendizagem das crianças ocorre porque ela supõe um conjunto de habilidades e competências que se configuram como estruturantes para as aprendizagens posteriores, uma vez que ela expressa o processo de aprendizagem do sistema de representação dos sons da fala, ou seja, como transformamos os sons da fala (os fonemas) em letras (ou grafemas). Mas, não podemos deixar de tratar da alfabetização em um contexto de letramento, isto é, ao mesmo tempo em que ocorre um processo de aprendizagem que oportunize que as crianças se apropriem do sistema de escrita alfabética, de modo articulado deve ocorrer o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores relativos aos usos e funções da leitura e da escrita em práticas sociais e culturais diversificadas, que chamamos de letramento.
A proposta do currículo em ação é justamente garantir uma maior centralidade na alfabetização, assim como o letramento, a fim de que os alunos tornem-se preparados para o raciocínio crítico.
Como atua o currículo em ação?
O currículo em ação representa uma medida capaz de potencializar o protagonismo juvenil, principalmente através dos processos de alfabetização e letramento. Diante disso, é preciso que haja um melhor direcionamento dos educadores, para que se possibilite o maior interesse dos alunos pelo ensino.
Mais sobre currículo em ação: brainly.com.br/tarefa/15149439
#SPJ5