Assinale a alternativa que contenha adaptações que podem ser realizadas pelo(a) docente da classe comum para promover a acessibilidade curricular de estudantes com TEA: a. Oferecer apoio individualizado; usar pranchas de comunicação alternativa padronizadas. b. Realizar mediação das atividades; propor a realização de atividades da mesma forma que é feita para os(as) colegas c. Reorganizar o espaço da sala de aula; delegar as adaptações apenas para o(a) professor(a) especializado(a). d. Construir recursos de comunicação alternativa personalizados; propor adaptações de acordo com os dados das avaliações inicial e continuada e. Propor adaptações em colaboração com o(a) professor(a) especializado(a); propor a utilização de um novo currículo.
Respostas
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
d.
Construir recursos de comunicação alternativa personalizados; propor adaptações de acordo com os dados das avaliações inicial e continuada
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que afeta o comportamento do indivíduo, traz problemas de déficit de atenção e convívio social. Assim, a melhor estratégia que um professor pode utilizar em um aluno com TEA é construir recursos alternativos de comunicação (Alternativa D).
O Transtorno do Espectro Autista
As principais características do TEA, são:
- Dificuldade para socializar;
- Falta de atenção e concentração;
- Padrões repetitivos no comportamento;
- Repertório de interesses restritos.
Quando nos referimos a autismo, não estamos nos referindo ao TEA propriamente dito, pois, médicos e especialistas classificaram o autismo como uma das formas de TEA, que é um conjunto muito mais abrangente de transtornos.
O termo 'espectro' foi inserido, pois, existem inúmeras formas de manifestação deste transtorno, ou seja, para cada tipo de autismo há uma abordagem diferente a ser tomada.
Para saber mais sobre TEA, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/53197406
#SPJ2