• Matéria: Sociologia
  • Autor: marinagatinhadosanjo
  • Perguntado 3 anos atrás

O antropólogo Manning Nash (1962) identificou as funções das crenças de preconceito racial para os grupos dominantes.


a.
( ) As opiniões racistas fornecem uma justificativa moral para a manutenção de uma sociedade desigual que rotineiramente nega ao grupos de minorias seus direitos e privilégios.


b.
( ) O preconceito racial cresce quando o sistema de valores da sociedade é ameaçado (no caso de um sistema subjacente do império colonial, ou que perpetua a escravidão, por exemplo).


c.
( ) As crenças racistas desencorajam as minorias as minorias subordinadas a tentar questionar o status mais baixo, o que colocaria em cheque as próprias bases da sociedade.


d.
( ) Mitos raciais sugerem que qualquer mudança importante (como o final da discriminação) na sociedade traria ainda mais pobreza para a minoria e abaixaria o padrão de vida da maioria.


e.
( ) A hipótese do contato afirma que, em circunstâncias de cooperação, o contato inter-racial entre as pessoas de mesmo status faz que elas se tornem menos preconceituosos e abandonem velhos estereótipos.

Respostas

respondido por: leonymartins
0

a) As opiniões racistas são baseadas em crenças sustentadas de uma justificativa moral. Quando realizadas, é estabelecida a manutenção de uma sociedade desigual e racista.

b) A moral da sociedade e principalmente a da classe dominante do sistema capitalista, deve ser intocável para esse grupo. Caso contrário, o preconceito racial cresce.

c) As crenças racistas encorajam as minorias subordinadas a questionar o espaço opressor ao que foram impostas a estar.

d) Os mitos raciais sustentam o argumento de que a exploração é único caminho para uma sociedade mais produtiva e de aumento de lucro para todos.

e) Para uma sociedade igualitária todas as pessoas deveriam ter os mesmos acessos a espaços e formas de vida. A hipótese do contato sustenta essa argumentação.

Letra C é a única opção incorreta.

Manning Nash (1924-2001)

Teórico, professor e antropólogo americano, Nash dialogou sobre as questões de desigualdade étnico raciais. A justificativa moral e o juízo de valor são táticas argumentativas para as ações baseadas em preconceitos e crenças. De acordo com essa categoria de relação que a classe dominadora utiliza, a manipulação acontece sobre ao grupo oprimido.

Entenda mais sobre racismo:

https://brainly.com.br/tarefa/6943041

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares