Respostas
Resposta:
O vôlei é um esporte praticado sobre uma quadra retangular com uma rede vertical localizada no centro dividindo o campo. O jogo é disputado entre 2 equipes com 6 jogadores de cada lado. Para marcar ponto, elas precisam lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar o chão do adversário.
O esporte foi criado nos Estados Unidos em 1895 por William George Morgan. O estadunidense atuava como chefe de Educação Física na Associação Cristã de Moços (ACM), localizada em Massachutes.
O principal objetivo de Morgan era desenvolver um esporte de pouco contato físico, de modo que o jogo não lesionasse os jogadores. Com isso, ele criou as primeiras regras do vôlei. Até a conclusão das orientações finais o jogo passou por muitos aprimoramentos, entre eles, a definição da bola oficial.
Atualmente, o vôlei é um dos esportes mais populares no Brasil.
Evolução do Vôlei
Antigamente, o vôlei não tinha bola e nem rede específica. Ele era praticado com uma rede improvisada e usava-se a câmara de uma bola de basquete para jogar. Na época, o esporte era conhecido como “mintonette“, mas com o passar dos anos, passou a ser chamado pelo nome oficial “volley ball”.
O primeiro país onde o vôlei foi difundido, fora dos Estados Unidos, foi o Canadá. Pouco tempo depois, ele começou a se expandir pelo continente asiático, chegando até a China e o Japão em 1908. Logo depois, em 1910, chegou ao Peru, onde o esporte foi praticado pela primeira vez na América do Sul.
Com o passar dos anos, em 1947, foi fundada a Federação Internacional do Voleibol (FIVB). O órgão foi criado em Paris e, atualmente, é responsável pela organização das atividades relacionadas ao esporte no mundo.
O primeiro campeonato mundial de vôlei masculino ocorreu na Tchecoslováquia, em 1949. A União Soviética foi a seleção vencedora.
Em 1951, as mulheres foram incluídas no esporte. Com isso, aconteceu o primeiro campeonato sul-americano de voleibol na cidade do Rio de Janeiro.
Nesse jogo, o Brasil foi campeão masculino e feminino. Um ano depois, foi realizado o primeiro campeonato mundial de vôlei para mulheres.
Com o tempo, o esporte ganhou notoriedade e, em 1964, passou a fazer parte oficialmente da Olimpíadas, tornando-se um Jogo Olímpico no qual permanece até os dias atuais.
Regras
No vôlei, além dos 12 jogadores em quadra, deve existir ainda 6 jogadores reserva;
As equipes são treinadas por um técnico;
Uma partida, geralmente, possui 5 sets. Não existindo tempo determinado entre eles;
Cada set possui um total de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos;
Ocorrendo empate no set no final, exemplo 24 x 24, a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida. Exemplo: 26 x 24, 27 x 25, entre outras;
Concluído o saque, cada time só poderá tocar três vezes na bola;
A equipe vencedora será aquela que ganhar mais de três sets;
Em caso de empate nos 4 sets, o 5 set será decisivo.
Movimentos
Saque: esse é movimento que inicia a partida. Para realizá-lo, o jogador precisa se posicionar atrás da linha de fundo da quadra ou campo, fazendo com que a bola atravesse a rede. Se os jogadores adversários não conseguirem receber a bola, e ela tocar ao chão, o ponto será marcado para a equipe que iniciou o jogo.
Passe: esse é o movimento em que o jogador recebe a bola. Ele pode ser feito em qualquer ponto do campo. A principal maneira de realizar o passe de bola é usar a manchete (técnica que une as duas mãos para subir a bola). O principal objetivo desse fundamento é entregar a bola em perfeitas condições para o levantador fazer o saque, evitando que a bola toque o chão.
Levantamento: esse é um movimento decisivo para o jogo, pois é o momento em que o levantador deve empurrar a bola para cima, mantendo uma altura suficiente, com o objetivo de mandá-la para o lado adversário e marcar ponto.
Ataque: esse é o último contato que o time tem com a bola antes de mandá-la para o campo adversário. Na hora de realizá-lo, é importante que o jogador esteja o mais próximo possível da rede. O arremesso deve ser feito com um salto, projetando o corpo para frente. O objetivo é fazer com que a bola toque no chão do time adversário
Bloqueio: é uma forma de defesa, após a realização do ataque. Um ou mais jogadores saltam ao mesmo tempo que o atacante do time adversário e tentam impedir, com a palma das mãos, que a bola toque no chão.