Respostas
Resposta:
6. Não pecar contra a castidade:
Ao criar o ser humano o Senhor dá, ao homem e à mulher, de maneira igual, a dignidade pessoal. Cada um deve reconhecer e aceitar sua identidade sexu@l, de acordo com o sex0 que o indivíduo possua.
O uso de roupas provocantes com a intenção de se chamar a atenção de alguém do sex0 oposto leva a pessoa a cometer este pecado.
Há ainda, dentro deste mesmo pecado, coisas como a masturbaçã0, a fornicação (sex0 antes do casamento religioso), a porn0gr@fia (exibição pública dos atos sexu@is), a prostituição, o estupr0 e a homossexualidade.
No caso da homossexualidade, especificamente, o Catecismo reconhece que muitas pessoas no mundo sofrem uma inclunação desordenada por pessoas do mesmo sex0, no entanto, convida a esses que aceitem isso como uma provação e não se entreguem ao seus instintos.
Diz também que devemos acolher os homossexuais com respeito, compaixão e delicadeza e evitar todo sinal de discriminação injusta.
7. Não furtar, não roubar.
Não furtar ou roubar: Este mandamento proíbe a retenção indevida dos bens alheios ou a lesão do próximo com relação a eles, seja como for.
8. Não levantar falso testemunho:
A verdade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, da simulação e da hipocrisia.
- Falso testemunho e perjúrio (jurar falso, falar inverdades);
- Respeito à reutação das pessoas (não revelar coisas que causem o prejuízo dos outros) – Isto inclui admitir como verdadeiro, mesmo em silêncio, um defeito moral do próximo. Também aquele que, sem razão, revela a pessoas que não sabem os defeitos dos outros;
- Calúnia (invenção e propgação de inverdades a respeito de uma pessoa ao ponto que sua reputação fique prejudicada e outras pessoas passem também a ter falsos juízos a respeito dela) – Para isso é necessário que saibamos interpretar as palavras das pessoas quando comentam sobre as outras e a conhecer as "duas faces" da "história";
- Maledicência (destuir por vontade própria a reputação do próximo);
- Fanfarronice (faltar com a verdade) e ironia (modo de exprimir-se em que se diz o contrário do que se pensa ou sente);
- Mentira (dizer o que é falso com a intenção de enganar);
9. Não desejar a mulher do próximo:
Não desejar a mulher do próximo: Este pecado pode ser evitado ou corrigido através da purificação do coração e a prática da temperança (moderação dos instintos). Isso se faz com a oração, a prática da castidade e da pureza da intenção e do olhar.
Da mesma forma, não sejam as mulheres casadas ou solteiras causa de desejo aos homens. Vistam-se e comportem-se de maneira apropriada pois o pudor preserva a intimidade da pessoa.
10. Não cobiçar as coisas alheias:
Este mandamento exige banir a inveja do coração humano. Designa o desejo pelas coisas dos outros. Não é pecado desejar obter as coisas que pertencem aos outros através de uma maneira justa.
A inveja é um vício capital (gera outros vícios) e é, segundo Santo Agostinho, "o pecado diabólico por excelência." Dela vêm o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria à desgraça alheia, e o desprazer com a prosperidade dos outros.
lembrando que as respostas está de acordo de como eu aprendi na igreja católica. e qualquer dúvida sobre pode deixar nós comentários que eu ajudarei a tirar a sua dúvida.
espero ter ajudado
bons estudos :)