Leia o trecho: "A fábrica surgiu muito mais por imperativos organizacionais do que por pressões tecnológicas. (...) Essa nova utilização da maquinaria não só visava conseguir a docilização e a submissão do trabalhador fabril, e, nesse sentido, assegurar a regularidade e a continuidade da produção, mas representou também um forte obstáculo aos movimentos de resistência do trabalhador fabril." (Edgar Salvadori De Decca. O nascimento das fábricas. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 32). De acordo com as ideias do autor, pode-se afirmar que. A organização fabril atendia à necessidade de disciplinar e controlar o trabalhador. As invenções tecnológicas só surgiram após o aparecimento das fábricas. A fábrica proporcionou condições para que o trabalhador protestasse e melhorasse o seu salário. O trabalho fabril não estabeleceu quaisquer barreiras para as reivindicações dos trabalhadores. Os trabalhadores não resistiram à implantação da maquinaria nas fábricas.
Respostas
respondido por:
0
A organização fabril atendia à necessidade de disciplinar e controlar o trabalhador (A).
Condições de trabalho na Revolução Industrial
Durante a Primeira Revolução Industrial, os trabalhadores exerciam cargas horárias absurdas de até 15 horas diárias, desenvolvendo um trabalho repetitivo que correspondia a uma das fases de produção dos produtos.
Mulheres grávidas e até mesmo crianças trabalhavam duro nas fábricas para sustento próprio e de seus familiares. Assim, começou o processo de êxodo rural na Europa: homens e mulheres abandonavam o trabalho agrícola para trabalharem em fábricas.
Saiba mais sobre a Revolução Industrial em: brainly.com.br/tarefa/2231008
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás