a importância da valorização cultural e da articulação das escolas com saberes populares. Qual a importância desses aspectos para a Educação do Campo?
Respostas
Resposta:
De acordo com Eliene Novaes, professora da Universidade de Brasília (UNB), a escola do campo é o ponto central da luta pela erradicação do trabalho infantil, por possibilitar a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e também promover um espaço de cidadania.
“Se as escolas do campo são fechadas pelo poder público, muitos adolescentes deixam de estudar, especialmente aqueles com idade de cursar o Ensino Médio, pois nem sempre a distância permite conciliar o trabalho e o estudo. No final, como o trabalho é elemento central de sobrevivência, ele acaba sendo priorizado”, diz Eliene.
Para a professora, a escola do campo muitas vezes representa o único espaço de presença do poder público na comunidade. “É nela que as crianças constroem noções de direito e de representatividade política. A respeito do trabalho infantil, a escola representa o encontro com a infância, onde a criança sorri, brinca, estuda e se diverte. É na escola que a criança exerce sua liberdade e não no trabalho”.