Respostas
Resposta:
ar rico em dióxido de carbono
Explicação:
Chegando no pulmão, o ar atinge os brônquios, que têm pequenas ramificações, chamadas bronquíolos, responsáveis por transportar o ar inspirado até os alvéolos pulmonares, onde são feitas as trocas gasosas. Após esse processo, o ar rico em dióxido de carbono faz o caminho inverso para ser eliminado do corpo.
Resposta:
Quando fazemos o processo de expiração, ou seja, quando o ar sai do nosso corpo, ele passa a estar mais rico em gás carbônico (CO2) e mais pobre em oxigênio (O2) do que quando foi inspirado (entrou).
Explicação:
Trocas gasosas no sistema respiratório humano
Para nos mantermos vivos, precisamos respirar oxigênio. O oxigênio é essencial para que as células no nosso corpo gerem energia e continuem vivas. Quando a energia é gerada, há um excedente de gás carbônico, que deve ser eliminado também no processo de respiração.
- Primeiramente, respiramos o ar para dentro de nossos pulmões. O ar inspirado tem uma composição de aproximadamente 74% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 0,04% de gás carbônico.
- Nas estruturas chamadas alvéolos pulmonares, há uma troca de gases: o oxigênio entra e o gás carbônico sai.
- Ao expirarmos, o ar passa a ter uma composição aproximada de 74% de nitrogênio, 16% de oxigênio e 4% de gás carbônico, ou seja: mais rico em gás carbônico e mais pobre em oxigênio.
Para aprender mais sobre trocas gasosas, acesse também: https://brainly.com.br/tarefa/924070