Gabriela ficou responsável por uma turma de 35 alunos, do 5.º ano do Ensino Fundamental. No entanto, ao comunicar à sua turma sobre como seria o evento, ela se deparou com a seguinte situação: Descrição da imagem não disponível Ante a situação, o que você faria no lugar de Gabriela para deixá-los interessados e garantir a participação da turma? Quais seriam suas estratégias? Argumente.
Respostas
Resposta:
preciso da imagem descrita :)
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
É importante que o professor compreenda as angústias dos alunos e os motivos por trás da resistência, para que aos poucos possa ir contagiando-os a realizar a atividade.
Uma estratégia importante seria começar o trabalho realizando uma pesquisa cultural e histórica sobre a dança folclórica escolhida, dividindo os alunos em grupos de modo a mesclar aqueles que querem participar da atividade com aqueles que estão mais resistentes.
Em seguida, pode-se problematizar com a turma também a utilização da dança como ferramenta pedagógica, fazendo-os perceber que a dança é uma forma de expressão humana, e não "coisa de criança", de modo que percebam que é possível manifestar, a partir da dança e dos movimentos corporais, questões históricas, culturais e sociais de um grupo.
Se possível, a professora deve buscar artistas atuais que tenham feito músicas ou releituras de músicas tradicionais para a realização da dança escolhida. Dessa forma, poderá aproximar seus alunos da coreografia.
Por fim, ela deve mesclar movimentos tradicionais (por se tratar de uma dança folclórica) e modernos, que podem ser escolhidos pelos próprios alunos, facilitando, assim, o sentimento de pertencimento e identidade com a apresentação, além de permitir, com isso, que os alunos resistentes percebam que também curtem dançar algum ritmo ou gênero específico e que, em releituras, é possível adaptar o tradicional com o contemporâneo.