Explique como a globalização pode tanto reforçar seus aspectos perversos quanto contribuir para ideias de liberdade, igualdade e dignidade humana.
Respostas
A globalização, por um lado, impulsiona avanços tecnológicos e econômicos, especialmente em países centrais ou desenvolvidos, que compartilham esses métodos uns com os outros.
Isso significa que a qualidade de vida e longevidade aumentam para cidadãos que vivem com os confortos da globalização.
Em liberdade, a comunicação global e a capacidade de ir e vir pelo mundo todo facilitam a propagação de conhecimento e de ideais diferentes. As possibilidades de estudo e empregabilidade também expandem no contexto de mundo globalizado.
Por outro lado, todos esses avanços em qualidade de vida e na liberdade econômica refletem opostamente não só em países subdesenvolvidos, mas também em áreas marginalizadas de qualquer lugar no mundo. A ausência da globalização nesses espaços é esmagadora e contribui para a desigualdade social. Dois exemplos para ilustrar essa situação são o Sertão Nordestino, que não recebe infraestrutura nenhuma do Estado brasileiro, e o Congo, que é explorado até hoje nos moldes da África do período do Apartheid.