Respostas
Tendo conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar que o autismo é uma neurodivergência.
- Como assim neurodivergência ?
No sentido literal da palavra, neurodivergência significa ter um sistema nervoso que funciona de uma maneira diferente de um padrão estabelecido na sociedade. Existem muitas neurodivergências, não apenas autismo, são outros exemplos :
- TDAH
- Síndrome de Tourette
- AH/SD
- Dislexia
- Mas como assim diferente ?
O cérebro de uma pessoa com autismo pode por exemplo interpretar os estímulos provenientes do meio ambiente de maneira alterada nos casos dos autistas que possuem TPS (Transtorno do Processamento Sensorial), muitos autistas possuem assuntos de extremo interesse, denominados de hiperfocos, mas a principal questão é em quão prejudicial é a socialização do indivíduo.
- Por exemplo :
Um autista pode, sem menores problemas, ser uma pessoa sociável, ir para festas, conversar e ter uma vida social boa, a questão central é o que pode acontecer depois da socialização, pode ocorrer por exemplo uma ressaca social proveniente das extremas interações estabelecidas em determinado ambiente, pode ocorrer crises tais como meltdown ou shutdown, entre outras consequências. Dessa maneira, a vida social, um dos parâmetros para medir a qualidade de vida de um indivíduo em uma sociedade, fica prejudicada.
Portanto, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, que implica em dificuldades na vida do autista em se desenvolver plenamente na sociedade, por esse motivo, os autistas são consideradas pessoas com deficiência (PCD) por força da Lei n° 13.146 de 6 de Julho de 2015.
- Todo autista é diferente do outro :
O autismo é uma neurodivergência que possui em seu nome, o termo espectro, não é por menos, isso significa que as pessoas que possuem essa neurodivergência não vão ter o mesmo grau de dificuldade ou características que outro indivíduo com o mesmo diagnóstico. Um autista pode ser sociável e ter TPS e ser do grau de suporte 1 por exemplo, enquanto que outro autista em grau de suporte 1 pode ser anti-social e não ter TPS, um autista pode olhar nos olhos de uma pessoa e não se sentir incomodado, enquanto que outro autista pode se sentir incomodado e não conseguir olhar nos olhos de outra pessoa, um autista pode ter muitas crises como meltdown ou shutdown, enquanto que outro autista pode não sofrer muitas crises, entretanto, não deixam de ser autistas.
Em suma, podemos concluir que o autismo é uma neurodivergência que implica em dificuldades na vida do autista se desenvolver plenamente em uma sociedade.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/52648985
Bons estudos e espero ter ajudado :D