Em toda a África e na América latina, as ferrovias ( em geral implantadas no século XIX, com grande participação de capitais ingleses) tiveram acentuada importante na organização do espaço. O sentido predominante dessas ferrovias (do interior para o litoral) expressa um determinado tipo de relação econômica entre as colônias e os países desenvolvidos.
a) Explique as razões desse tipo de traçado.
b) Quais as relações que se estabeleceram entre os países latino-americanos e os países de capitalismo desenvolvido?
Respostas
a)O tipo de traçado predominante nas rodovias de países da África e da América Latina estão relacionados ao fato de que essas regiões, em seu passado colonial, eram produtoras de matérias primas para a exportação.
As ferrovias terminavam no litoral por onde esses produtos eram enviados de navios para serem transportados para suas metrópoles.
b)As relações estabelecidas entre os países latino-americanos e os países desenvolvidos estão relacionados a uma relação de dependência econômica, onde os países latino-americanos geralmente exportam matérias primas e compram produtos industrializados de maior valor de países desenvolvidos.
Em algumas regiões como México e Brasil, esses países instalaram fábricas para a produção mais barata de produtos indfustrializados se aproveitando da grande mão de obra disponível e do mercado consumidor.
A África e a América Latina
A África e a América Latina são regiões que apresentam países de economia pouco diversificada, baixa industrialização e pouca infraestrutura para o escoamento de sua produção.
Ambas as regiões apresentam diversas complexidades, mas se assemelham em seu passado colonial na relação entre as colônias e os países desenvolvidos, um dos fatores que contribuem para apresentarem ainda economias mais frágeis.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as relações econômicas dos países desenvolvidos e países da África e da América Latina em: https://brainly.com.br/tarefa/41808728
#SPJ1