Em relação às aulas de Projeto de Vida, podemos afirmar: I. Indicarão aos estudantes que, para construir seu projeto de vida, há necessidade de ir além da elaboração de um plano; é preciso que ele se autoconheça, se autovalorize, identifique e entenda que tem fragilidades e qualidades. II. No percurso do componente, são propostas atividades engajadoras, conectadas à realidade dos estudantes, a seus desejos, sonhos e expectativas. Essas situações de aprendizagem têm potencial de transformação da realidade e desenvolvimento de competências com vistas à autonomia. III. As situações de aprendizagem propostas buscam contemplar momentos de reflexão, prática de jogos, ações ou produções nas mais diversas linguagens, sempre com complexidade crescente. Contemplam, assim, uma multiplicidade de aspectos que concorrem para a formação integral dos estudantes: os aspectos cognitivo, afetivo, físico e social. IV. A utilização de várias linguagens durante as aulas de Projeto de Vida pode prejudicar a expressão dos estudantes; assim, a construção do seu projeto de vida não garantirá uma base sólida de valores que contribuam para o desenvolvimento do pilar "aprender a ser". V. A voz dos estudantes, reconhecida e respeitada sua diversidade, tem de estar presente nas situações de aprendizagem, mas é preciso também que o estudante aprimore sua escuta, tornando-a cada vez mais ativa. Dessa forma, as situações de aprendizagem possibilitam ao estudante olhar, dizer, escutar, perceber a si mesmo e ao outro, e respeitar a si mesmo e ao outro, além de responsabilizar-se pelos processos pessoal e coletivo. Considerando as afirmações, escolha a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
1,2,3, e 4 são verdadeiras!
Explicação:
Resposta:
b. I, II, III e V são corretas.
Explicação:
I. Indicarão aos estudantes que, para construir seu projeto de vida, há necessidade de ir além da elaboração de um plano; é preciso que ele se autoconheça, se autovalorize, identifique e entenda que tem fragilidades e qualidades.
II. No percurso do componente, são propostas atividades engajadoras, conectadas à realidade dos estudantes, a seus desejos, sonhos e expectativas. Essas situações de aprendizagem têm potencial de transformação da realidade e desenvolvimento de competências com vistas à autonomia.
III. As situações de aprendizagem propostas buscam contemplar momentos de reflexão, prática de jogos, ações ou produções nas mais diversas linguagens, sempre com complexidade crescente. Contemplam, assim, uma multiplicidade de aspectos que concorrem para a formação integral dos estudantes: os aspectos cognitivo, afetivo, físico e social.
IV. A utilização de várias linguagens durante as aulas de Projeto de Vida pode prejudicar a expressão dos estudantes; assim, a construção do seu projeto de vida não garantirá uma base sólida de valores que contribuam para o desenvolvimento do pilar “aprender a ser”.