Na educação especial, por vezes aparece a necessidade de realizar adaptações curriculares para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência e potencializar as oportunidades de aprendizagem na escola comum, buscando, assim, alcançar a máxima compreensão do aluno por meio de um currículo adaptado.
Sobre os diferentes níveis de adaptação curricular, relacione os elementos a seguir às afirmações abaixo:
I. Currículo único.
II. Currículo em níveis diferenciados.
III. Currículo com sobreposição.
IV. Currículo alternativo.
( ) Cria um planejamento totalmente diferente ao dos demais estudantes.
( ) Não apresenta distinção nas atividades.
( ) Os estudantes com deficiência realizam uma atividade diferenciada à dos demais, mas dentro de uma mesma unidade temática.
( ) Todos os alunos são submetidos às mesmas unidades de ensino do currículo, alterando-se apenas os níveis e os objetivos conforme as individualidades de cada sujeito.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, de cima para baixo, é:
Respostas
respondido por:
2
Resposta:IV – I – III – II.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
Sequencia correta, IV – I – III – II.
Explicação:
O currículo único é quando não há nenhuma mudança curricular para nenhum estudante. Já o currículo em níveis diferenciados é quando todos os alunos são submetidos às mesmas unidades de ensino, alterando-se apenas os níveis e os objetivos conforme as individualidades de cada sujeito. O currículo com sobreposição entende que o estudante com deficiência estará integrado realizando atividades diferenciadas das dos demais. Por fim, o currículo alternativo implica conteúdo totalmente diferenciado para o estudante especial.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás