• Matéria: Química
  • Autor: josevinius80
  • Perguntado 3 anos atrás

2) De acordo com seus conhecimentos em relação às características das soluções, responda V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta: Toda solução é uma mistura homogênea composta por duas partes, o solvente e o soluto ( ). O solvente é a parte da solução que dissolve o soluto, geralmente está presente em maior quantidade ( ). O soluto é a parte da solução que dissolve o solvente, geralmente está presente em menor quantidade ( ). Quando uma solução está com alta quantidade de soluto, ela é chamada de solução diluída ( ).

Respostas

respondido por: Carlao898
0

Resposta:

"As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas. A sua formação depende de dois constituintes principais, o soluto e o solvente.

Soluto

O soluto, que é considerado o dispersor, pode ser definido como a substância dissolvida, ou seja, a que se distribui no interior de outra substância na forma de pequenas partículas. Essas partículas devem apresentar o diâmetro de até 1 nanômetro (1nm = 10-9 metros), o que significa que, mesmo com um ultramicroscópio, somente uma única fase ao longo de toda a solução é vista.

Além disso, em razão do tamanho das partículas dispersas, essas misturas não podem ser separadas por meio de técnicas físicas, como a filtração, a decantação e a centrifugação, mas somente por meio de técnicas químicas, como a destilação. Assim, as partículas não se sedimentam com o passar do tempo, mas ficam suspensas ao longo de toda a sua extensão.

Solvente

O solvente é a substância chamada de dispersante, ou seja, é a que permite que o soluto distribua-se em seu interior.

Exemplos de solutos e solventes

Um exemplo de solução bem simples que ajuda na compreensão do papel do soluto e do solvente é uma mistura de água e sal. Quando o sal está separado, nós visualizamos seus cristais, mas, ao adicioná-lo à água, ele “some”, ou seja, distribui-se na água. Suas estruturas são separadas e ficam de um tamanho tão pequeno que não é possível visualizá-las. Desse modo, concluímos que o sal é o soluto, e a água é o solvente.

A água é chamada, muitas vezes, de solvente universal, pois uma grande quantidade de substâncias dissolve-se nela, mas nem sempre ela é o solvente. A gasolina usada atualmente, por exemplo, contém cerca de 25% de etanol (álcool) dissolvido nela, ou seja, nesse caso, o soluto é o álcool e o solvente é a gasolina. Esse fato também evidencia que geralmente o solvente está em maior quantidade que o soluto, apesar disso não ser uma regra geral.

Além disso, os solutos que se dissolvem na água são polares, assim como a água. Por outro lado, os solutos apolares dissolvem-se apenas em solventes apolares. Essa é uma regra conhecida como “semelhante dissolve semelhante”. É por isso que o óleo (apolar) não se dissolve na água (polar)."

Explicação:

Espero ter ajudado!

Perguntas similares