(IF - PB/2019 - Adaptada) No texto clássico "Da Divisão do Trabalho Social", Durkheim analisou os modos de consenso e coesão entre os indivíduos nas sociedades "arcaicas" e modernas e sua relação com a divisão do trabalho. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que corretamente apresenta o modo pelo qual Durkheim compreendeu esses mecanismos de solidariedades social
Respostas
A alternativa correta sobre a solidariedade social na obra de Émile Durkheim é: "Nas sociedades “arcaicas” há imposição de códigos morais com a forte presença do consenso e da repressão."
Para isso, é preciso compreender o tema da solidariedade e sua relação com o mundo do trabalho.
Solidariedade e trabalho
O tema da solidariedade, na obra de Émile Durkheim, se relaciona com a questão da interação social, sobretudo da coesão de uma determinada sociedade.
Nas comunidades pré-capitalistas, chamadas de arcaicas, há a solidariedade mecânica, fundada numa forte consciência coletiva, que permite pouca individualidade.
Já nas sociedades capitalistas, há o predomínio da solidariedade orgânica, fundada no individualismo permitido pela divisão social do trabalho.
Para mais sobre Émile Durkheim, leia: https://brainly.com.br/tarefa/31978120
#SPJ1
Resposta: Nas sociedades arcaicas e capitalistas a divisão social do trabalho produz mecanismos distintos para garantir a coesão do grupo. Respectivamente: a identificação e a complementaridade.
Explicação: CONFIA