• Matéria: Geografia
  • Autor: oliveiradasilv75
  • Perguntado 3 anos atrás

pessoas importante de cuba

Respostas

respondido por: owallace091
3
  1. Nota: ao realizarmos essa resposta foi estipulado quatro pessoas de suma importância na história cubana sendo elas: Fidel Castro, Fulgencio Batista l, Tania Bruguera e Celia Cruz.

1) Fidel Castro.

(1926-2016) foi um líder revolucionário cubano e comunista.

  • Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2008), primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e ditador do país desde 1959, Fidel esteve no poder durante 49 anos.

  • Nomeado "Doctor Honoris Causa" por diversas universidades europeias e latino-americanas, Fidel Castro teve seus discursos e ideologias registrados em inúmeros artigos, entrevistas, livros e filmes

  • Fidel Castro ficou marcado na história como uma das personalidades mais importantes de seu país e do mundo no século XX. Formado em Direito, Castro era adepto de ideais revolucionários, e elas o fizeram lutar pela derrubada da ditadura de Fulgêncio Batista

  • Em 1959, tornou-se primeiro-ministro de Cuba e assumiu a presidência em 1976, permanecendo na função até o ano de 2008, quando problemas de saúde forçaram o seu afastamento da política. Foi elogiado por desenvolver um ótimo sistema educacional e de saúde, mas criticado por implantar uma ditadura em seu país. Faleceu, em 2016, aos 90 anos."

2) Fulgencio Batista

(1901-1973) foi um militar cubano que serviu como presidente.

  • ascendeu na vida política cubana graças à sua posição militar, tendo sido eleito presidente em 1940. Regressou ao poder doze anos depois, desta vez através de um golpe de estado.

  • O seu governo foi marcado pela corrupção generalizada e pelo alinhamento com os interesses dos grandes proprietários das plantações de cana-de-açúcar, que eram sobretudo norte-americanos. A sua retórica anti-comunista e a sua abertura às americanas tornaram-no num aliadcompanhiaso dócil dos EUA, que lhe prestaram apoio financeiro e militar.

  • Como era de esperar, o agravamento das desigualdades sociais e a feroz repressão do regime sobre qualquer protesto ou dissidência alimentaram o surgimento de movimentos rebeldes, o mais importante dos quais foi o chamado Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel Castro.

  • Inicialmente desorganizados e apenas ativos no sul do país, os guerrilheiros acabaram por sair vitoriosos nos confrontos militares com o regime, o último dos quais ocorreu precisamente no último dia de 1958, e que precipitou a fuga do presidente.

3) Tania Bruguera

(nascida em 1968) uma artista de instalação e performance.

  • é uma artista de instalação e de performance cubana. Ela vive e trabalha entre Nova Iorque e Havana, e tem participado de inúmeras exibições internacionais.[1] Seu trabalho é também em coleções permanentes em várias instituições, incluindo o Museum of Modern Art, o Bronx Museum of the Arts e o Museo Nacional de Bellas Artes de La Habana.

  • O eixo de trabalho de Bruguera gira em torno de poder e controle, e muitos dos seus trabalhos interrogam e reapresentam eventos na história cubana.[2][3] Como parte do trabalho, Bruguera lançou uma campanha de alerta ao respeito imigrante e iniciou um dia internacional de ações em 18 de dezembro de 2011 (que as Nações Unidas designou como Dia Internacional do Migrante), e outros artistas também farão trabalhos sobre imigração.

4) Celia Cruz

(1925-2003) foi uma cantora cubana.

  • Úrsula Hilaria Celia Caridad Cruz Alfonso, nome artístico de Celia Cruz, (Havana, 21 de outubro de 1925 - Fort Lee, Nova Jersey, 16 de julho de 2003) foi uma cantora cubana. Apelidada de "A Rainha da Salsa" e "La Guarachera de Cuba", ela é amplamente considerada uma das artistas latinas mais populares e importantes do Século XX e um ícone da música latina. Ela foi um dos maiores expoentes de seu gênero ,bem como uma das artistas musicais mais influentes de seu país.Celia Cruz também tornou famosa a expressão "Açúcar!", que adotou e ficou na memória coletiva como sua frase de identificação, que gritava como um anúncio carnavalesco incitando a diversão. Com um estilo único e uma imagem icônica de apelo inigualável, graças a um dom carismático e musical difícil de repetir, Celia Cruz é considerada um autêntico símbolo da cultura latina em todo o mundo.

  • Sua constante evolução no mundo da música a ajudou a permanecer em vigor praticamente até sua morte e conquistar novas gerações de seguidores. Sua carreira formou um legado inestimável e uma referência incontornável para as gerações futuras que descobriram nela uma fonte de inspiração impressionante e prolífica. Algumas das músicas interpretadas por ela fazem parte do patrimônio cultural da América Latina. Entre as mais famosas estão "Quimbara", "Burundanga", "Que le den candela", "La vida es un carnaval", "La negra tiene tumbao" e a versão salsa de I Will Survive, entre muitas outras. Em 2021, a revista Rolling Stone classificou "La vida es un carnaval" entre as 500 melhores músicas de todos os tempos, na posição 439.

Anexos:
Perguntas similares