Quais estratégias de intervêncão pode ser utilizadas em situações nas quais se testemunha ações de descriminação e hostilidade contra outra pessoa?
Respostas
Resposta:
Algumas atitudes são necessárias para poder responsabilizar o autor do crime. Foque em unir provas. O primeiro passo é tirar prints da tela para que você possa comprovar. Depois, denuncie o usuário ao hospedeiro da rede social. Em seguida, registre um boletim de ocorrência e faça representação com um advogado. “É importante que a vítima tenha em mente que a injúria racial é um crime que precisa da manifestação dela, por isso é necessário buscar representação”.
Você, testemunha
Se você for testemunha, tente filmar o ocorrido e se ofereça para ir à delegacia e testemunhar o crime. Em casos de racismo, a própria testemunha pode denunciar o crime. “Mas é importante ter alguma prova, por isso é recomendável gravar a situação”. O mesmo não vale para o crime de injúria, pois somente a vítima pode se manifestar sobre o ataque na justiça.
Como processar o agressor?
Tanto para racismo quanto para injúria racial, após o boletim de ocorrência, é possível ingressar com duas ações, sendo uma criminal e cível. De acordo com a advogada, o processo criminal é importante para dar força ao processo cível. Este último tempo por objetivo conseguir uma indenização.
“No caso do crime de racismo é competência do Ministério Público e a indenização deve ser direcionada ao grupo atingido ou a uma entidade que represente esse grupo”. Caso seja crime de injúria racial a indenização é para a vítima direta do crime.
Explicação: