Como os alimentos antioxidantes podem contribuir para a prevenção e tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis?
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morbimortalidade em indivíduos com idade acima de 60 anos, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. As DCNT com maior incidência e prevalência entre o segmento idoso da população são as doenças do sistema cardiovascular, o câncer, as demências, a osteoporose e a síndrome metabólica, que inclui um conjunto de fatores de risco cardiovasculares (GOTTLIEB; MORASSUTTI, CRUZ, 2011). Dentre os mecanismos relacionados à patogênese das DCNT destacam-se as alterações no metabolismo oxidativo. As investigações para averiguar o papel do metabolismo oxidativo na gênese dessas doenças indicam uma associação entre a quebra da homeostasia do metabolismo oxidativo e o aumento do risco para as DCNT (GOTTLIEB; MORASSUTTI, CRUZ, 2011).
Imagine que você atua como Nutricionista em um centro que presta serviço social à comunidade, financiado por empresas privadas do seu município. Neste ano, serão ofertadas palestras para a população idosa com objetivo de prevenir a incidência de DCNT e o primeiro tema a ser abordado será sobre a importância da ingestão de alimentos antioxidantes na prevenção da geração de radicais livres.
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da Disciplina de Patologia, quais aspectos você considera relevantes para realização de uma palestra sobre alimentos antioxidantes e prevenção da geração de radicais livres? (Pergunta reflexiva).
A geração de radicais livres constitui, por excelência, um processo contínuo e fisiológico, cumprindo funções biológicas relevantes. Durante os processos metabólicos, essas espécies reativas de oxigênio (EROS) atuam como mediadores para a transferência de elétrons nas várias reações bioquímicas. Sua produção, em proporções adequadas, possibilita a geração de ATP (energia), por meio da cadeia transportadora de elétrons além da participação de mecanismos de defesa durante o processo de infecção. Porém, a produção excessiva, sendo superior aos mecanismos de defesa antioxidante do organismo para neutraliza-los, pode conduzir a danos oxidativos (BARBOSA, et al. , 2010).
Com todas as informações expostas acima, é hora de agir! Nesta atividade você, atuando como Nutricionista do centro social será responsável pela realização da palestra. Você deverá pensar na estrutura da palestra, abrangendo os temas: radicais livres, suas consequências para a saúde e a importância da ingestão diária de alimentos fontes de antioxidantes.
Para esta atividade você deverá realizar a leitura da unidade 2 – Lesão Celular Reversível.
Com este objetivo, você deverá analisar, pesquisar e responder cada item apresentado a seguir, com a finalidade de estruturar a palestra, utilize os conhecimentos adquiridos através da leitura do livro da disciplina e reprodução das aulas conceituais e ao vivo. Apresente as respostas no formato de texto, de forma sequencial, sendo cada pergunta respondida em um parágrafo.
a) EXPLIQUE o motivo pelo qual as Espécies Reativas de Oxigênio (EROs) e outros tipos de radicais livres podem ser consideradas citotóxicas (tóxicas para as células). DESCREVA ainda, em que situação as EROs irão causar danos ao organismo humano.
b) DESCREVA quatro exemplos de citotoxicidade ocasionado por radicais livres e suas consequências.
c) CITE os três principais sistemas de defesa enzimáticos importantes no processo de remoção de radicais livres do nosso corpo.
d) APONTE quatro condições clínicas que predispõem o organismo a ação de EROs.
e) COMENTE quais as três principais substâncias presentes nos alimentos capazes prevenir e/ou combater a ação de radicais livres e DESCREVA 3 fontes alimentares para cada nutriente. SUGIRA ainda, a composição, de modo qualitativo, de duas refeições (café da manhã e almoço) contemplando os alimentos fontes desses nutrientes antioxidantes.
OBS: lembre-se que cada refeição deve apresentar pelo menos 1 alimento fonte de cada um dos 3 nutrientes antioxidantes devendo ser apresentado em negrito. Fique a vontade para além destes, adicionar demais alimentos que achar necessário para compor a refeição
Respostas
As substâncias antioxidantes presentes nos alimentos atuam neutralizando os radicais livres, prevenindo o aparecimento e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Na palestra devem ser abordados temas falando sobre a importância de uma alimentação que priorize os alimentos in natura e minimamente processados e adoção de hábitos de vida saudáveis.
Radicais livres
A) As EROs geram lesões celulares, e por esse motivo são consideradas citotóxicas. Elas causarão danos ao organismo quando não forem removidas pelas enzimas antioxidantes.
B) O excesso de radicais livres pode levar ao aparecimento de algumas doenças, como:
- Artrite
- Catarata
- Enfraquecimento do sistema imune
- Envelhecimento precoce
C) Os sistemas de defesa enzimático que atuam removendo os radicais livre são:
- Superóxido Dismutase (SOD)
- Catalase (CAT)
- Glutationa Peroxidase (GPx)
D) As condições clínicas que podem favorecer a ação das espécies reativas de oxigênio são:
- Inflamação
- Tumores
- Toxicidade química
- Aterosclerose
E) As vitaminas C, E e betacaroteno são importantes antioxidantes presentes nos alimentos. A vitamina C é encontrada na laranja, acelora e goiaba. O amendoim, amêndoas e nozes são ricos em vitamina E. E o betacaroteno é encontrado na cenoura, abóbora e pimentão.
Café da manhã: Panqueca de banana com farinha de amêndoas e suco verde.
Almoço: Purê de abóbora com cenoura, picadinho de frango com pimentão, arroz integral e feijão.
Saiba mais sobre os antioxidantes em: brainly.com.br/tarefa/23900944
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,.,,.,.,.,