qual e lição o texto a ratoeira trás para você me ajude
por favo em praticamente 10 linhas por favo
texto
Fábula “A lição do rato”
Ricardo / 3 de Setembro de 2019
Um rato morava dentro das paredes de uma famosa fazenda. Certo dia, olhando pelo buraco de uma das paredes, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote e logo pensou no tipo de comida que haveria ali.
Ao descobrir que era ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda, onde se encontrava a galinha: “Há ratoeira na casa, ratoeira na casa!”
A galinha, despreocupada, respondeu:
– Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas a ratoeira não me prejudica em nada, e também não me incomoda.
O rato foi até o porco com o mesmo ar de preocupação: “Há ratoeira na casa!”
O porco, assim como a galinha, também respondeu despreocupado:
– Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranquilo que o Sr. será lembrado nas minhas orações.
O rato dirigiu-se à vaca, na esperança que ela pudesse ajudá-lo: “Há ratoeira na casa!”
A vaca respondeu com um certo desprezo:
– O quê? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para casa abatido, tendo a certeza que deveria encarar a ratoeira sozinho.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. Contudo, no escuro ela não percebeu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher, e com o susto da picada, a mulher caiu e fraturou a perna.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Foi rapidamente medicada e voltou para casa. Como ainda estava fraca, e ainda a perna doía muito, o fazendeiro resolveu fazer uma canja de galinha para a esposa. E lá se foi a galinha.
Como a mulher demorava para se recuperar, pois a fratura foi séria, os amigos e vizinhos vieram visitá-la – já que a mulher era muito querida. Para alimentar as visitas, o fazendeiro matou o porco.
Finalmente a mulher ficou plenamente recuperada. O fazendeiro, feliz pela recuperação da esposa, decidiu dar uma festa para comemorar com os amigos e vizinhos. Era uma festa grande…para muitas pessoas… e o fazendeiro achou melhor fazer um churrasco. E lá se foi a vaca.
MORAL DA HISTÓRIA:
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco.
Respostas
Resposta:
Olá
Explicação:
Ela faz com que a gente reflita de forma desarmada sobre situações que passamos em nosso cotidiano.Sobre como nossas omissões e nossa falta de sensibilidade política podem nos prejudicar.
E de acordo com a moral da história,acreditar que o problema não lhe diz respeito é totalmente errado, ou seja, em uma comunidade,o problema de um é problema de todos.
Resposta:
Vemos ao analisar o texto entende-se que:
Explicação:
O rato está por toda a parte, dentro dos bueiros, lixos, terrenos abandonados, casas, esgotos, nos buracos, etc...
Em que se difere que os comodogos também são parecidos com os ratos, entre outras espécies.
Mas poderá ser também "As pessoas que vive tirando de outras que conquistam ou seja os ratos de calças e Saias" Que refere-se o Ladrão. Nem tudo poderá ser feito se não haver uma solução para cada situação. Mas a ratoeira pode ser um presídio, o próprio, pode ser uma sala de quatro paredes ou um quarto fechado, uma prisão, etc... Imagine como poderá ser feito tudo isso mas não ter solução. Precisa de uma solução e só assim que vemos o desafio que tomamos em nosso dia, a dia. Nós não julgamos e nem ofedemos, mas observamos os que não saiba que está sendo vigiado.